Baterias usadas de carros elétricos dão energia a cidade da Inglaterra

A cidade inglesa de Nottingham está a implementar um projeto que aproveita a energia de baterias usadas de carros elétricos que são depois conectadas a painéis solares e irão alimentar várias instalações e uma frota de 200 veículos municipais.
Os hubs E-STOR contêm um contentor com 24 baterias usadas de carros elétricos Renault e pode fornecer até 300kW de potência, o suficiente para abastecer dezenas de residências.
Financiado pelo Programa Interreg North-West Europe da União Europeia , o sistema de armazenamento de energia, E-STOR, é feito com baterias usadas de carros elétricos pela empresa britânica Connected Energy.
Depois de cerca de uma década, as baterias de carros elétricos não oferecem mais o desempenho suficiente para as viagens de carros. No entanto, ainda conseguem manter até 80% da sua capacidade original e, com esta grande capacidade que resta, têm uma grande capacidade para serem reutilizadas.
“À medida que as baterias se degradam, elas perdem a sua utilidade para os veículos”, disse Matthew Lumsden, presidente da Connected Energy. “Mas as baterias podem ser usadas para muitas outras coisas, e não fazer isto resulta em desperdício e em mais mineração de recursos naturais.”
As baterias de carros elétricos podem ser depois usadas para armazenamento de energia ou mesmo para alimentar infraestruturas fixas, como a iluminação pública ou elevadores e só depois ser recicladas.
A recente crise energética da Europa, que viu os preços da eletricidade e do gás aumentarem desde o início de 2021, catalisou a procura por redes de energia independentes.
Foto: Pixabay