Território Secreto

sua fonte de notícias especiais

Brasil tem mais de 3,1 mil pontos de descarte de eletrônicos para reciclagem

Brasil tem mais de 3,1 mil pontos de descarte de eletrônicos para reciclagem
0Shares

Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE) divulgou que Brasil superou a marca de 3.100 pontos de recebimento homologados para viabilizar a logística reversa e a destinação ambientalmente correta de produtos eletrônicos.

De acordo com a ABREE, só em 2021, mais de 2 mil novos pontos para o descarte correto de resíduos eletroeletrônicos foram implementados.

Os espaços que recebem eletrônicos para reciclagem estão espalhados em 1.216 municípios, de 26 estados e no DF. “Nosso desafio é grande e a expansão continua, já que quanto maior a quantidade de pontos de recebimento, maior o incentivo ao descarte e o cuidado com o meio ambiente. Já estamos em plena operação em oito capitais e até o fim do ano chegaremos a mais três, Porto Alegre, Goiânia e Porto Velho”, explica Sergio de Carvalho Mauricio, presidente da ABREE.

Para saber onde descartar o seu eletroeletrônico, CLIQUE AQUI.

descarte eletrônicos
Foto: Reprodução | Site ABREE

Considerando apenas as capitais, as centrais de logística reversa já cobrem todas as regiões do país: Sul (Florianópolis e Curitiba), Sudeste (Rio de Janeiro e Vitória), Centro-Oeste (Campo Grande e DF), Norte (Manaus) e Nordeste (Maceió).

A ABREE também aprimorou o sistema de busca de pontos de recebimento em seu site: basta digitar o CEP e o produto a ser descartado para obter os endereços mais próximos.

Logística reversa

A logística reversa traz uma série de benefícios: a destinação final ambientalmente correta de resíduos impede o descarte inadequado em aterros sanitários, evitando a poluição do solo e das águas. Além disso, gera emprego e renda para a população dos municípios, permitindo o desenvolvimento de uma nova indústria, com a profissionalização da cadeia e a geração de valor tanto social quanto econômico.

eletrônicos e eletrodomésticos
Foto: ABREE

“De acordo com dados do Ministério do Meio Ambiente até 2019 o país possuía apenas 70 pontos de recebimento de produtos. Somente em 2021, conseguimos aumentar de 1.300, em janeiro, para mais de 3.100 pontos até agora. Isso só foi possível graças à atuação em conjunto com os municípios, fabricantes, varejistas e o próprio MMA. Todos estão fazendo a sua parte, agora contamos com a participação cidadão”, destaca Mauricio.

As próximas inaugurações de Centrais de Logística Reversa de Eletroeletrônicos acontecerão em Porto Alegre -RSGoiânia-GO Porto Velho -RO até dezembro.

Por Ciclovivo

0Shares

Trajano Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *