Território Secreto

sua fonte de notícias especiais

Brasileira ganha prêmio global por pesquisa que usa dados espaciais para proteger Cerrado das mudanças climáticas

Brasileira ganha prêmio global por pesquisa que usa dados espaciais para proteger Cerrado das mudanças climáticas
0Shares

Três jovens cientistas do Brasil, Índia e Estados Unidos foram as ganhadoras de 2021 do Prêmio Youth4Climate, que reconhece pesquisas que utilizam dados e ferramentas espaciais para mitigar as mudanças climáticas.

A premiação é concedida anualmente pelo Unoosa, o Escritório da ONU para Assuntos Espaciais, em cooperação com o Conselho de Geração Espacial.

No Brasil, quem nos garantiu destaque foi a geógrafa Karina Berbert Bruno, de São Paulo, que venceu a competição com o estudo “Espaço como uma Ferramenta para Mitigação da Mudança Climática: resultados múltiplos com tecnologias de Observação da Terra no bioma do Cerrado“.

As outras ganhadoras são a pesquisadora Mahlak Abdullah, dos Estados Unidos, com um estudo sobre biologia sintética, e a indiana Tejasvi Shivakumar, que escreveu sobre energia renovável e influenciadores espaciais.

Karina, que atualmente é mestranda na Unicamp, a Universidade Estadual de Campinas, baseou suas pesquisas no projeto brasileiro TerraClass, da Embrapa, que tem financiamento do Banco Mundial. Com uma proposta inédita no mundo, o TerraClass é responsável por qualificar o desflorestamento na Amazônia Legal brasileira e assim fornecer subsídios importantes para o melhor entendimento das formas de uso e cobertura da terra na Amazônia.

Assista, abaixo, entrevista que Karina concedeu à ONU News. Entre outros aspectos, ela destaca a importância e representatividade de três mulheres terem vencido a premiação Space4Youth em 2021.

Foto: Divulgação/Fapesp
Fonte: ONU News

0Shares

Trajano Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *