Território Secreto

sua fonte de notícias especiais

Brasileiro se dedica a instalar bueiros inteligentes que impedem enchentes

Brasileiro se dedica a instalar bueiros inteligentes que impedem enchentes
2Shares

Quem anda pelas ruas de Blumenau, em Santa Catarina, percebe cada vez mais bueiros diferentes, pintados de azul e acompanhados de bonitos canteiros de flores, espalhados pela cidade. Trata-se do projeto Boca de Lobo Azul, desenvolvido pelo designer de produtos Tiago dos Santos.
Morador local e dono de uma loja de quadros decorativos, Tiago sofria com o constante entupimento do bueiro localizado bem em frente ao seu negócio. Incomodado, foi estudar maneiras de evitar que o episódio continuasse a se repetir e acabou por encontrar uma série de referências internacionais de bueiros inteligentes.

Tratam-se de estruturas que incorporam aos bueiros tradicionais um cesto coletor capaz de impedir que o lixo das ruas — seja orgânico como folhas e galhos, ou fruto da falta de educação das pessoas, como bitucas, latinhas e sacolas plásticas — entre nas galerias pluviais subterrâneas e acabe nos rios, contaminando a água.
Tiago então construiu a sua versão do bueiro inteligente, adaptada para a realidade de sua rua, e fez questão de chamar a atenção para a intervenção para conscientizar a população a respeito das consequências do descarte incorreto de lixo. Para isso, usou tinta azul, canteiros de flores e uma placa que explica o objetivo do trabalho: “A água passa, o lixo fica e o rio agradece”, diz ela.

(Foto: Divulgação)

Os resíduos que ficam presos no cesto do bueiro são coletados, periodicamente, por Tiago e os recicláveis são encaminhados para cooperativas. A instalação, feita em 2018, fez tanto sucesso que, de lá para cá, outros 17 bueiros inteligentes já foram implementados em Blumenau por Tiago — cada um deles com um “padrinho” responsável por fazer a coleta periódica do lixo retido no cesto.
Alguns bueiros inteligentes, inclusive, foram instalados em frente a escolas públicas, com a ajuda dos próprios alunos, que já aprendem na prática sobre a importância de jogar lixo no lixo. Até mesmo a Secretaria de Conservação e Manutenção Urbana da cidade se mostrou interessada em adotar os bueiros inteligentes em 100% das bocas de lobo de Blumenau. Que a ideia se espalhe e inspire, também, outras regiões do País!

Fonte: The Greenest Post

2Shares

Trajano Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *