Brasileiros lançam horta residencial inteligente que promete revolucionar
Já não é de hoje que as pessoas estão valorizando a alimentação saudável e dando preferência a alimentos orgânicos. No entanto, se muita gente sonha em ter uma horta para poder cultivar seu próprio alimento, nem todo mundo tem o conhecimento necessário que a faça prosperar. E foi pensando nestas pessoas, que 3 cariocas lançaram a Brota – a primeira horta residencial inteligente do Brasil.
A horta não exige conhecimento algum e o único trabalho que o usuário terá é trocar a água. Quanto ao resto, o próprio sistema inteligente dá conta! O produto é vendido no site da própria startup e funciona a partir de cápsulas, sendo que cada uma contém uma espécie de solo preparado especialmente para o crescimento da semente já contida nela. Sendo assim, tudo o que você precisa fazer é abastecer o reservatório a cada 25 dias e aguardar as plantinhas crescerem.
A “mágica” acontece graças ao sistema autônomo de irrigação, que envia água e nutrientes à cada cápsula com um tipo de planta no tempo e quantidade ideais, eliminando totalmente a necessidade de conhecimento. Atualmente, a startup oferece 11 opções de cápsulas, entre elas de camomila, alface e coentro.
Se o cliente tiver qualquer dúvida quanto ao funcionamento, basta entrar em contato com a equipe de biólogos especializada, através do whatsapp, e-mail, telefone ou instagram. A proposta dos 3 criadores por trás da invenção – Rodrigo Farina, Juan Correa e Bruno Arouca, é chamar a atenção sobre a importância da boa alimentação e de se levar uma vida mais sustentável.
Segundo uma pesquisa realizada por eles antes de lançar o produto, 74% das pessoas entrevistadas gostariam de ter uma horta em casa, mas não possuem por algumas razões: 72% das pessoas afirmaram não encontrarem tempo na rotina para cultivarem uma horta; 69% disseram que não plantam por não terem conhecimento de plantas e 59% não plantam pela falta de espaço em casa.
“Acreditamos que ter uma horta em casa traz diversos benefícios físicos, psicológicos e abre para uma nova consciência sobre o estilo de vida mais saudável que todos devemos buscar de alguma forma. Enxergamos uma oportunidade de começar essa jornada de conscientização por meio de uma horta que vive no modus operandi de quem está nas capitais, mas que não tem tempo ou conhecimento para mantê-la”, explica o CEO – Rodrigo Farina.
O produto foi lançado com o investimento dos 3 sócios, que decidiram lançar uma campanha de financiamento coletivo na plataforma Catarse, com o objetivo de ajudar com a produção inicial. O resultado foi um sucesso e mais de 2.500 unidades foram vendidas, sendo que a startup superou a meta em 450%!
Com o intuito de aproximar o consumidor do alimento que compra, diversas redes de supermercado pelo mundo começaram a oferecer hortas modulares. Desta forma, os produtos são plantados no próprio mercado. Melhor do que isto, só tendo a sua própria horta, não é mesmo?
Fonte: Balaio do Bem