Campanha Família Folhas e as principais ações sustentáveis de Curitiba
Em 2022, a Prefeitura de Curitiba resgatou a famosa Família Folhas, uma campanha de sucesso que, há 33 anos, já fomentava práticas ambientais entre os habitantes da chamada Cidade Verde. A seguir, confira detalhes sobre a campanha e outras ações sustentáveis em Curitiba.
A Família Folhas
Sempre comprometida com causas ambientais, a capital paranaense se alia a diversos movimentos sustentáveis, como Rede de Cidades C40, Governos Locais para a Sustentabilidade (ICLEI) e PlanClima. Este último é um programa que objetiva tornar as cidades neutras na emissão de carbono.
Atualmente, Curitiba é líder nacional no porcentual de reciclagem de resíduos e reúne diversos diferenciais ecológicos que fazem dela uma cidade mais sustentável, como: 60 m² de área verde por habitante; 44 parques e bosques; 330 mil árvores em vias públicas; e separação de lixo, que contribui para a geração de renda de muitas famílias e para a saúde nutricional dos habitantes, através da doação de alimentos.
Uma das ações de maior sucesso em Curitiba é a campanha Família Folhas, ícone dos anos 1990 que foi recentemente resgatado para continuar a fomentar práticas sustentáveis na cidade. A partir de seus personagens, a campanha promove a separação correta do lixo, práticas de reciclagem, combate às mudanças climáticas e educação ambiental, como um todo.
Práticas sustentáveis na Cidade Verde
Para diminuir os impactos causados pela sociedade, a campanha Família Folhas busca engajar a população, fundamental para reverter os danos à natureza, e há ainda muitas outras ações voltadas para a melhoria do bem-estar humano e ambiental em Curitiba.
Gestão de resíduos
A gestão consciente de resíduos é um dos principais legados da Família Folhas, em especial a reciclagem. Em Curitiba, essa prática reduz consideravelmente o envio de resíduos a aterros sanitários.
Quando retornam à cadeia produtiva, itens recicláveis ajudam a poupar recursos naturais (como água e energia), reduzem o escoamento de materiais para os oceanos e favorecem a economia circular.
Curitiba Mais Energia
O programa Curitiba Mais Energia é outra importante ação, que fomenta a produção de energia limpa em diversos pontos da cidade.
A iniciativa estreita a relação da capital com práticas ambientais através de estratégias como: usinas solares, painéis fotovoltaicos em edifícios municipais, sistemas fotovoltaicos nos telhados dos terminais de ônibus e geração de energia renovável em moradias populares.
Além de promover a geração de energia renovável na capital, o programa Curitiba Mais Energia reduz custos com o consumo energético, minimiza emissões de gases do efeito estufa (GEE) e gera economia aos cofres públicos.
Reserva Hídrica do Futuro
O projeto Reserva Hídrica do Futuro objetiva expandir a capacidade de reserva hídrica para o consumo da população, bem como suprir o abastecimento de água da Região Metropolitana de Curitiba em períodos de estiagem.
A reserva a ser construída incluirá o maior parque da capital paranaense, com 5 km de extensão por 1 km de largura – o que corresponde a 8 vezes a área do Parque Barigui, o maior de Curitiba.
Além de ampliar o acesso à água, a Reserva Hídrica do Futuro também irá proteger e recuperar áreas de preservação do Rio Iguaçu e seus afluentes, reduzir danos ligados a enchentes e inundações e fomentar a sustentabilidade social, econômica e ambiental na região.
A área total da Reserva Hídrica do Futuro abrange águas e lagos entre Balsa Nova e Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. A previsão da prefeitura é de que a reserva comece a funcionar até o fim de 2023.
Projeto 100 mil Árvores para Curitiba
Criada pela prefeitura em parceria com a comunidade, essa ação propõe o plantio anual de 100 mil árvores em áreas privadas e vias públicas.
Para expandir a presença de vegetação na área urbana, a iniciativa inclui a distribuição gratuita de mudas em todas as regionais da capital, com vistorias frequentes para garantir o desenvolvimento saudável das espécies e podas regulares que asseguram o equilíbrio entre o espaço urbano e as espécies.
Amigos dos Rios
Outra ação ligada à água é a Amigos dos Rios, promovida pela Prefeitura de Curitiba em parceria com a Sanepar e que já movimenta bilhões de reais para conceber a maior obra de saneamento da história da capital.
A ação prevê a limpeza preventiva das margens de rios, vias e córregos, bem como fiscalização e visitas técnicas aos locais, criação de comitês e ações de educação ambiental e conscientização dos moradores.