Casa orgânica de Javier Senosiain: uma maravilha arquitetônica única
Créditos do projeto:
Nome do projeto: Casa Orgânica
Escritório de arquitetura: Javier Senosiain
Localização: Acueducto Morelia 26, Vista del Valle, 53296, Naucalpan de Juárez, Estado do México, México
Tripulação: Luis Raúl Enríquez Montiel
Ano de conclusão: 1984
Área construída: 160 m²
Uso de Material: Ferrocimento
Fotografia: Jaime Jacott, Francisco Lubbert, Senosiain
Vimos exemplos de arquitetura que consideram precedentes históricos antes de construir, mas e aquela que tem precedentes antigos?
A Casa Orgânica de Javier Senosiain é inspirada na forma do amendoim e lembra cavernas pré-históricas. A inspiração da casca de amendoim vem dos dois grandes compartimentos ovais conectados por passagens estreitas.
Fonte: mtdata.ru
Concluída em 1984, a Casa Orgânica já estava muito à frente de seu tempo. Misturando-se perfeitamente com a terra, à primeira vista, o local parece um refúgio verde com contornos ondulados. Dando um significado totalmente novo ao termo “arquitetura invisível”, a Casa Orgânica fica quase inteiramente subterrânea. Javier Senosiain descreve: “A duna verde envolve quase completamente os espaços internos, tornando-os quase invisíveis, de modo que, do lado de fora, tudo o que se vê são grama, arbustos, árvores e flores”.
Fonte: homeedit.com
Com a Casa Orgânica aparentemente nos braços da terra, o verde está por toda parte. Alguém poderia andar no jardim sem nem perceber que está no telhado de uma casa!
Sendo o arquitecto conhecido pelo seu talento artístico e experiência em arquitectura orgânica, não foi surpresa que a Casa Orgânica tenha ficado como ficou. Os projetos anteriores deste arquiteto mexicano celebraram as formas de cogumelo, tubarão, flor e até cobra.
O design
Fonte: kucastil.rs
Imitando a forma do amendoim, a casa Orgânica consiste em aproximadamente dois grandes compartimentos ovais conectados por uma passagem estreita. Um dos compartimentos é composto pelas áreas mais sociais de uma casa como sala de estar, jantar e cozinha. A outra câmara consiste em áreas privadas, como os quartos, que são utilizadas principalmente à noite.
“A casa, que inclui sala de estar , sala de jantar e cozinha, e outro local de dormir, com vestiário e banheiro, baseava-se nas funções elementares exigidas pelo homem: lugar de morar e de convívio com os outros”, compartilha Javier Senosiain.
Fonte: pinimg.com
Clarabóias e vidros colocados com bom gosto permitem a entrada de muita luz solar nas profundezas da Casa Orgânica. A vidraça também oferece belas vistas dos exuberantes jardins verdes do lado de fora. A estrutura aerodinâmica permite a ventilação natural e a livre circulação do ar pela Casa Orgânica.
A vegetação que cobre quase cada centímetro da Casa Orgânica de Javier Senosiain aumenta o conforto térmico dos interiores e protege contra o calor intenso e o frio extremo.
Fonte: elle.ru
Embora a Casa Orgânica seja em grande parte subterrânea, ela se conecta aos jardins exteriores através de uma grande janela na sala de estar. Esta janela curva faz com que a sala pareça um olho ladeado no topo por cílios do lado de fora. Os cílios são as plantas verdes que formam o beiral, protegendo a sala do sol, do vento e da poeira.
Fonte: pinimg.com
Cada forma dentro da Casa Orgânica se curva e flui sucumbindo ao abraço da natureza. As fachadas lisas dos quartos têm uma qualidade escultural à medida que fluem umas para as outras.
A construção
Fonte: arch2o.com
A necessidade de um material flexível semelhante à argila levou Javier Senosiain a um que havia sido esquecido há muito tempo desde a sua invenção: o Ferrocimento. Possuindo todas as propriedades do CCR, o Ferrocimento possibilitou a construção de uma casca de apenas 4 cm de espessura com barras de ferro curvas como reforço.
A estrutura de metal foi construída inicialmente com barras de ferro curvas e malha de frango. O concreto foi então aplicado pneumaticamente e disparado na estrutura através de um bocal de alta pressão. Este método de aplicação de concreto aumentou a resistência estrutural em aproximadamente 30% e resultou em uma casca de concreto altamente densa e compacta.
Fonte: adsttc.com
As conchas finalizadas pareciam um parque de skate com suas colinas e curvas. Finalmente, três quartos de polegada de poliuretano foram pulverizados nas carcaças de Ferrocimento que atuaram como isolamento e camada impermeabilizante.
O microclima
Fonte: adelaparvu.com
Somente depois de toda a estrutura concluída é que o solo foi preenchido para o crescimento da vegetação. Este aspecto do telhado verde também foi bem pensado e cuidadosamente planejado para reduzir os esforços de jardinagem e manutenção.
Javier Senosiain decidiu variar a espessura do solo entre 25 e 30 cm para garantir que a vegetação tenha um crescimento lento e seja mais económica. A vegetação e o solo envolvidos na casca reduzem o risco de ocorrência de fissuras nas cascas de Ferrocimento devido às mudanças diurnas e sazonais de temperatura e protegem do sol, do frio, do ruído e da poeira.
Fonte: pinimg.com
Os controles bioclimáticos da vegetação trazem conforto psicológico e térmico aos usuários da Casa Orgânica. Para garantir a iluminação natural dos espaços mesmo no inverno, as aberturas são orientadas para sul, não muito diferente do comportamento de uma planta que procura o sol.
Uma umidade de 40-70% e temperaturas de 18 a 23 graus Celsius são mantidas durante todo o ano. O exuberante envelope verde da casca do Ferrocimento oxigena todo o interior da Casa Orgânica, tornando a casa muito mais saudável do que a média dos projetos convencionais.
Fonte: mtdata.ru
Fonte: blog.stanis.ru
A Casa Orgânica de Javier Senosiain é um exemplo de humildade em uma de suas formas mais puras. O design transformador que é, a Casa Orgânica, abre os olhos de quem vê para um mundo onde o homem vive em harmonia com a natureza. As paredes sinuosas curvam-se em torno das árvores existentes e envolvem os espaços interiores num abraço fluídico. O toque dominante do homem é completamente erradicado e a Casa Orgânica exala a sensação de uma notável caverna.
One thought on “Casa orgânica de Javier Senosiain: uma maravilha arquitetônica única”