Território Secreto

sua fonte de notícias especiais

Casal constrói santuário para abelhas no meio da floresta para salvá-las da extinção

Casal constrói santuário para abelhas no meio da floresta para salvá-las da extinção
0Shares

O cultivo de certas plantas na Bolívia continua ganhando espaço nas florestas nativas e longe de debates moralistas, essa prática está colocando em risco o habitat das abelhas.

Já foi dito que se a existência de insetos polinizadores fosse dizimada, a vida como a conhecemos hoje seria esquecida. E é que para o próprio planeta, as abelhas são sinônimo de vida.

Diante dessa verdade, nas terras altas da América do Sul, existem dois grandes salvadores que trabalham para resgatar esses amiguinhos.

Cinthya Callisaya Yujra e Eric Paredes são os responsáveis ​​por esta iniciativa ecológica que representa as boas intenções destes profissionais. O renomado apicultor e veterinário de engenharia zootécnica trabalha inatingivelmente com suas próprias mãos.

“Nossas abelhas estão em constante perigo devido à queima descontrolada das florestas e à extração de madeira… Muitas abelhas estão desaparecendo aqui… Nos sentimos compelidos a continuar trabalhando para as abelhas para resgatar essas espécies”, diz Cinthya.

Nessa melodia, o marido menciona: “As abelhas são incrivelmente importantes para o nosso planeta… Então, desse ponto de vista, damos maior importância ao que fazemos .”

O ecoparque se chama “Las Orquideas” e nele as abelhas podem prosperar na produção de mel, desde que tenham espaço adequado para as colmeias.

O espaço garante que a atividade das abelhas não seja prejudicada . A produção de coca, que é muito comum na Bolívia, gera muitos dividendos monetários na população camponesa, além de aumentar a derrubada e queima de favos de mel, afetando notavelmente o número de abelhas na área.

“O objetivo deste lugar é se tornar uma instituição de pesquisa apícola… para todas as abelhas nativas, sem ferrão e também poder transmitir esse conhecimento para diferentes regiões para que a espécie seja mais valorizada. Nossa missão é simplesmente salvar as abelhas”, disse Paredes.

As abelhas são as grandes responsáveis ​​pelo funcionamento do ecossistema. Esses amiguinhos realizam sua atividade de polinização para que a maior parte dos alimentos que o planeta consome exista.

Para muitos especialistas, mais de 70% do que o homem consome é graças às abelhas. Mesmo assim, os agrotóxicos, as mudanças climáticas, o desmatamento e a influência do homem reduziram sua quantidade no planeta.

Esses heróis ecológicos consideram que, embora tenham conseguido salvar dez espécies de abelhas, ainda há tarefas a serem cumpridas. E embora o espaço designado como santuário seja considerável, não basta se quiser respeitar a existência das abelhas no planeta. Portanto, é conveniente realizar campanhas de conscientização de respeito à atividade apícola e à interação das abelhas no ecossistema.

0Shares

Trajano Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *