Casas de aluguel são abastecidas por energia solar e água da chuva
Cômodos arejados, com entrada de luz natural e plantas por todos os cantos. Assim são as duas habitações projetadas pelo escritório Breathe Architecture em Glen Iris, subúrbio de Melbourne, na Austrália. Absolutamente tudo foi pensado para garantir a sustentabilidade das residências. O melhor é que elas foram planejadas já para serem alugadas.
Casas de aluguel sustentáveis podem ser o novo diferencial no mercado imobiliário. No projeto Bardolph Gardens diversas técnicas foram aplicadas, a começar pela fachada com tijolos recuperados. Os pequenos blocos combinados com os telhados inclinados criam harmonia com a vizinhança, mas também integram as inovações do espaço interior. Os toldos de aço maximizam o aproveitamento solar durante o inverno e minimizam-o durante o verão. O teto abobadado e inclinado também atrai luz e calor para as áreas de estar.
Técnicas de sombreamento e ventilação cruzada foram incorporadas na construção. Além disso, orientação em relação ao sol e uso de vidros duplos também contribuem para garantir o conforto térmico independente da estação do ano.
As inovações incluem ainda a coleta e armazenamento de água da chuva (reutilizada no jardim e vasos sanitários), painel solar fotovoltaico e sistema de bomba de calor que fornece água quente.
Ambiente de paz
Com plantinhas, paredes brancas, poucos objetos e móveis em cores neutras – alguns com detalhes de madeira – o ambiente interno é de tranquilidade.
Praticamente todos os cômodos têm vistas para a vegetação ao redor das propriedades. Inclusive, da cozinha há grandes vidraças que se abrem para o deck, criando esta conexão com o exterior. Os espaços internos são aconchegantes, mas também são convidativos para aproveitar o ar livre.
Arquitetos: Breathe Architecture
Localização: Glen Iris, Australia
Arquiteto responsável: Jeremy McLeod
Ano do projeto: 2019
Fotos: Tom Ross