Território Secreto

sua fonte de notícias especiais

Chega de plásticos! Espanha proíbe venda de frutas e vegetais em embalagens plásticas

Chega de plásticos! Espanha proíbe venda de frutas e vegetais em embalagens plásticas
0Shares

Para combater o uso excessivo de plásticos descartáveis, o Ministério de Transição Ecológica da Espanha elaborou um decreto, a entrar em vigor em 2023, que proíbe o uso de embalagens plásticas para frutas e verduras nos supermercados do país. A regra será aplicada apenas para alimentos com peso menor que 1,5 kg. A ideia é incentivar a compra e venda a granel em varejistas  – independente do tamanho das mercadorias.

O decreto prevê ainda tornar 100% das embalagens recicláveis até 2030, reduzir pela metade a venda de garrafas plásticas e proibir a distribuição de descartáveis plásticos em eventos públicos. Para isso, a iniciativa pública pretende instalar bebedouros como alternativa ao uso de engarrafados. Com esses esforços variados, o país acredita diminuir pela metade os 1,6 milhão de toneladas de resíduos de embalagens plásticas que são produzidos todos os anos.

O Executivo espanhol busca “combater da forma mais eficaz o uso excessivo de embalagens”, detalha uma porta-voz do ministério. As mesmas fontes alertam que a poluição do plástico “já ultrapassou todos os limites”. Dentro e fora da Espanha, várias ONGs ambientalistas, como o Greenpeace, lançam campanhas há anos sob o lema “descascar a fruta” para pressionar as pequenas empresas e os grandes supermercados a pararem de plastificar esses produtos frescos.

Free Stock photos by Vecteezy

Fomte: The Greenest Post

0Shares

Trajano Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *