Ciclovia de plástico reciclado que armazena água da chuva é inaugurada no México
Foi inaugurada a primeira ciclovia de plástico da América Latina, localizada na segunda seção da Floresta de Chapultepec, na Cidade do México.
O piloto foi feito com mais de 1000 kg de lixo plástico, o equivalente a meio milhão de tampas de garrafas plásticas.
As empresas PlasticRoad e Orbia, em colaboração com a Secretaria de Mobilidade da Cidade do México (SEMOVI) e a Secretaria de Meio Ambiente da Cidade do México (SEDEMA), foram as responsáveis pela realização do projeto.
A Cidade do México enfrenta desafios de disponibilidade de água potável, decorrentes de uma população crescente, chuvas fortes causadas pelos efeitos combinados das mudanças climáticas, poluição devido à geração de resíduos plásticos e infraestrutura envelhecida.
“Uma iniciativa como esta combina a ideia de buscar a mobilidade sustentável na cidade com a ideia de dar nova vida ao lixo plástico como material reaproveitável para a construção de uma nova infraestrutura. Acreditamos que juntos podemos construir uma cidade melhor. Uma cidade com futuro sustentável”, afirma a secretária da SEDEMA.
O design modular da ciclovia de plástico oferece armazenamento temporário de água e recursos de drenagem, ideal para promover o armazenamento de água durante chuvas extremas, além de estar integrado com tecnologia de sensor para monitoramento e gerenciamento de superfície.