Cientista planta sementes de 2.000 anos e colhe seus frutos pela primeira vez
O experimento aconteceu no deserto da Judéia, em Israel, e graças à iniciativa de um grupo de pesquisadores, a germinação foi realizada com excelentes resultados . Estes são frutos de uma árvore antiga, que brotam de sementes de existência antiga.
“Arqueólogos botânicos [me disseram]: ‘Você está completamente desequilibrado. Não vai dar certo’” , afirmou a pioneira desse projeto Sarah Sallon, especialista em medicina natural e que não se deixou levar pelos comentários negativos.
Outra especialista em medicina natural, Elaine Solowey, junto com Sarah cultivaram tamareiras a partir de sementes que remontam ao Reino de Judá do século 11 aC. C. Este era “famoso pela qualidade e quantidade de suas datas” . A revista Science detalhou características marcantes dessas frutas, como seu “tamanho grande, doçura e propriedades medicinais” .
Num primeiro momento, foram plantadas 32 sementes , produto de achados arqueológicos de grande importância. Um exemplo disso é o antigo palácio construído pelo rei Herodes, o Grande, datado do século I aC. claro
Graças ao crescimento bem sucedido da tamareira, tornou-se possível a descoberta de técnicas de cultivo sofisticadas . E tudo isso apesar do fato de que apenas seis das sementes descobertas germinaram com sucesso.
“Talvez essas espécies incríveis que estão por toda parte ao nosso redor não desapareçam – a natureza tem truques na manga ”, disse Sallon .
Sallon não ficou satisfeito com as colheitas já alcançadas, mas ampliou sua busca até encontrar mais sementes, para aumentar a possibilidade de uma planta feminina. O especialista em medicina natural reconhece que as plantas devem ser tratadas “como crianças”.
O trabalho anterior tem um certo grau de delicadeza, pois qualquer interrupção na continuidade do processo pode alterar os resultados, enquadrando-os no negativo. Mas como tudo correu bem, foram obtidas algumas tâmaras deliciosas.
Sem dúvida, este é um achado muito interessante devido à origem antiga dessas sementes.