Território Secreto

sua fonte de notícias especiais

Cientista planta sementes de 2.000 anos e colhe seus frutos pela primeira vez

Cientista planta sementes de 2.000 anos e colhe seus frutos pela primeira vez
0Shares

O experimento aconteceu no deserto da Judéia, em Israel, e graças à iniciativa de um grupo de pesquisadores, a germinação foi realizada com excelentes resultados . Estes são frutos de uma árvore antiga, que brotam de sementes de existência antiga.

“Arqueólogos botânicos [me disseram]: ‘Você está completamente desequilibrado. Não vai dar certo’” , afirmou a pioneira desse projeto Sarah Sallon, especialista em medicina natural e que não se deixou levar pelos comentários negativos.

Outra especialista em medicina natural, Elaine Solowey, junto com Sarah cultivaram tamareiras a partir de sementes que remontam ao Reino de Judá do século 11 aC. C. Este era  “famoso pela qualidade e quantidade de suas datas” . A revista Science detalhou características marcantes dessas frutas, como seu “tamanho grande, doçura e propriedades medicinais” .

Num primeiro momento, foram plantadas 32 sementes , produto de achados arqueológicos de grande importância. Um exemplo disso é o antigo palácio construído pelo rei Herodes, o Grande, datado do século I aC. claro

Graças ao crescimento bem sucedido da tamareira,  tornou-se possível a descoberta de técnicas de cultivo sofisticadas . E tudo isso apesar do fato de que apenas seis das sementes descobertas germinaram com sucesso.

“Talvez essas espécies incríveis que estão por toda parte ao nosso redor não desapareçam – a natureza tem truques na manga ”, disse Sallon .

Sallon não ficou satisfeito com as colheitas já alcançadas, mas ampliou sua busca até encontrar mais sementes, para aumentar a possibilidade de uma planta feminina. O especialista em medicina natural reconhece que as plantas devem ser tratadas “como crianças”.

O trabalho anterior tem um certo grau de delicadeza, pois qualquer interrupção na continuidade do processo pode alterar os resultados, enquadrando-os no negativo. Mas como tudo correu bem, foram obtidas algumas tâmaras deliciosas.

Tâmaras colhidas de uma palmeira germinada com sementes de 2.000 anos são mostradas no sul de Israel, em 27 de setembro de 2021. Crédito: Emmanuel DUNAND AFP

Sem dúvida, este é um achado muito interessante devido à origem antiga dessas sementes.

0Shares

Trajano Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *