Cientistas descobrem fungo roxo raro que se alimenta de aranha na Mata Atlântica
Um grupo de cientistas encontrou uma espécie rara de fungo com apetite particular: aranhas. O achado aconteceu na Mata Atlântica, durante pesquisa de campo nas florestas do norte do Rio de Janeiro, em novembro passado.
Os biólogos encontraram o fungo parasitando uma aranha que havia entrado dentro da toca. Para isso, o fungo infecta o aracnídeo e se apodera dele como um hospedeiro, envolvendo-o por inteiro.
As vítimas são as aranhas-de-alçapão, aranhas tropicais peludas de até 4 cm de comprimento que se aninham no subsolo do bioma. Aida é necessária uma descrição científica formal antes de se confirmar de que se trata de uma nova espécie.
Aranha de Alçapão — Foto: WikimediaCommons
“É uma coisa muito bonita”, disse ao The Guardian, JoãoAraújo, micologista brasileiro que atua no Jardim Botânico de Nova York, responsável pela descoberta. O fungo pertence ao gênero Cordyceps, famoso no jogo e série “The Last of Us”. Não há evidência, porém, de que o fungo “controle” o comportamento do hospedeiro antes de matá-lo, com fazem os famosos fungos das formigas zumbis.
A expedição ao Brasil foi fruto de uma colaboração entre o Royal Botanic Gardens, Kew, o New York Botanical Garden, o Jardim Botânico do Rio, e mostra o quanto ainda desconhecemos sobre a nossa biodiversidade e o quão importante é preservar a Mata Atlântica. O bioma que já cobriu 15% do Brasil hoje tem apenas 20% da área original, lembra o The Guardian.