Cientistas explicam porque algumas borboletas tem pontos brancos nas asas
As borboletas são animais encantadores e fascinantes, com suas asas coloridas e delicadas. Mas você já reparou que algumas borboletas têm pontos brancos nas asas? Esses pontos, que parecem só um detalhe estético, na verdade podem ter uma função importante para a sobrevivência desses insetos.
De acordo com um estudo recente publicado no periódico PLoS One, os pontos brancos nas asas das borboletas-monarca (Danaus plexippus) servem para criar diferenças de temperatura nas asas, ajudando no voo e facilitando a migração desses animais. Os pesquisadores analisaram 400 imagens de borboletas-monarca coletadas em diferentes pontos da migração anual da espécie e constataram que os indivíduos que faziam a viagem com sucesso costumavam ter uma maior proporção de bolinhas nas asas.
As monarcas são as únicas borboletas que migrampara climas mais quentes em busca de alimento. Essa migração ocorre todo ano e é um evento grandioso na natureza. A viagem dessas borboletas coincide com a estação do inverno e, por isso, as monarcas passam alguns meses no México hibernando. Para esse longo trajeto, as borboletas precisam ser bem-sucedidas em voar longas distâncias.
Os pontos brancos nas asas das monarcas, que pesam menos que um clipe de papel, podem ajudar na migração que chega a atingir 4 mil quilômetros a cada outono para chegar aos seus destinos de inverno. Segundo os pesquisadores, o conflito de quente e frio criado pela luz do sol nas asas das borboletas-monarca com mais branco podem criar pequenos redemoinhos de ar ascendente, que facilitam o voo.
Os cientistas ainda não podem confirmar essa hipótese, mas acreditam que a próxima etapa é testar a aerodinâmica das asas com túneis de vento e asas artificiais em experimentos interdisciplinares para avanços para a engenharia, que pode se beneficiar de escolhas de pintura para aspectos práticos.
Ainda, devemos lembrar que saber mais das habilidades das borboletas-monarca é importante para entender sua relação com a mudança climática e a destruição de seus habitats naturais. Desde 2021, a subespécie da borboleta que realiza a migração é ameaçada de extinção devido, principalmente, ao desmatamento no México e o uso de herbicidas nos Estados Unidos, que matam as únicas flores em que as monarcas põem seus ovos.
O estudo é uma descoberta importante e nos mostra o quão incríveis podem ser esses seres pequenos e frágeis, os quais precisamos cuidar e proteger.
One thought on “Cientistas explicam porque algumas borboletas tem pontos brancos nas asas”