Cinco dicas para atrair mais ninhos de passarinhos para o seu quintal
Veja como ajudar os animais a montarem ninhos seguros para se reproduzirem
Ouvir o canto dos pássaros é uma das melhores sensações proporcionadas pelo contato com a natureza. Ver um casal montar o seu ninho, acompanhar o cuidado com os ovos e o nascimento dos filhotes então, é um prazer que poucos já experimentaram. Mas caso você tenha uma pequena área verde na sua casa, pode adotar algumas dicas para ajudar os pássaros que estão atrás de uma boa localização para montar um ninho seguro.
1) Tenha vários tipos de plantas
Assim como nós, os pássaros têm suas preferências particulares. Alguns, por exemplo, preferem a segurança oferecida por uma árvore alta. Outros gostam mais de arbustos, desde que possam prover lugares de difícil acesso para evitar predadores. Para agradar o maior número possível de espécies, certifique-se de ter uma grande variedade de plantas na sua casa.
2) Escolha plantas nativas (ou adequadas ao clima de onde você vive)
Jardins que possuem mais plantas nativas tendem a ter oito vezes mais pássaros do que jardins com gramados e plantas importadas. Portanto, uma ótima dica é pesquisar quais são as plantas nativas da sua região na hora de escolher o que plantar ou quais mudas comprar.
Também é importante levar em consideração os efeitos das mudanças climáticas, que estão mudando os padrões de migração dos pássaros e também podem alterar quais espécies de plantas são mais adequadas para o clima de onde você mora.
Segundo a sociedade protetora de pássaros Audubon, plantar árvores e plantas nativas é uma maneira segura de fornecer a estes animais uma “despensa estocada de sementes, nozes, néctar, bagas e insetos”, informa o Optmist Daily.
3) Coloque caixas de nidificação
Se for comprar uma caixa para facilitar a construção dos ninhos, deixe de lado aquelas casas de pássaros bonitas e ornamentais – que às vezes podem deixar as aves vulneráveis a predadores e ao clima – e prefira opções mais práticas. Pássaros da mesma espécie costumam voar juntos, então, outra boa dica é agrupar caixas similares em uma mesma região do quintal.
Passarinhos tomam banho em pote que virou banheira para um dia quente de verão — Foto: Getty Images
VEJA TAMBÉM:
Algumas cidades são tão pesadas que estão afundando a crosta terrestre
Revolução: designers criam copo 100% biodegradável feito de plantas
Fotógrafo captura imagens de um raro pinguim amarelo na ilha da Geórgia do Sul
4) Disponibilizar comida e água
Além das casinhas, outra comodidade que você pode considerar é uma “banheira de passarinhos”. Mas atenção, é importante lembrar de trocar a água a cada dois ou três dias e colocar a banheira longe de áreas onde os predadores possam estar escondidos. Se for deixar comida, lembre-se que, de preferencia, os pássaros devem se alimentar de forma natural, buscando sementes, frutas e insetos nas redondezas. A ração para pássaros só deve ser usada em épocas de escassez e nos meses de outono e inverno.
5) Forneça material para a confecção de ninhos
Em vez de se livrar de galhos, aparas de grama, ou até mesmo pedaços de pelo do seu cão, deixe uma pilha desses materiais a disposição dos pássaros para ajudá-los a elaborem seus ninhos.