Território Secreto

sua fonte de notícias especiais

Colombiano transforma plástico em tijolos para casas resistentes a sismos e incendios

Colombiano transforma plástico em tijolos para casas resistentes a sismos e incendios
2Shares

À primeira vista é uma casa feita de forma convencional, mas a verdade é outra. Os resíduos plásticos são o material dominante neste tipo de construção que já tem espaços conquistados.

O nome da empresa, Conceptos Plásticas, é dedicado a esta iniciativa. Está mudando o conceito de construção na Colômbia, utilizando resíduos plásticos para construir abrigos, salas de aula e salões comunitários.

“Estamos a mitigar o aquecimento global e a ajudar a colmatar o fosso da pobreza extrema, com uma solução que tem um elevado impacto social, ambiental e económico.” Estas são as palavras do cofundador desta iniciativa, Óscar Andrés Méndez , que refletem muito bem o que está a ser alcançado. Os resíduos são desviados dos aterros para uma vida útil e as despesas de produção de materiais de construção convencionais no país colombiano são minimizadas.

Em 2015, devido aos conflitos na Colômbia, aproximadamente 42 famílias foram deslocadas. Para estas famílias foram disponibilizados abrigos pela empresa fundada por Óscar chamada Conceptos Plásticas . Eles poderiam ser desmontados e levados para outro local.

“Os resíduos plásticos que reciclamos são derretidos e despejados num molde para produzir blocos de plástico que funcionam como peças de Lego, permitindo que comunidades e famílias inteiras participem na construção fácil das suas próprias casas.” Adicionado Óscar Andrés Méndez que é o atual responsável pelo projeto.

Os materiais de construção são resistentes ao fogo e aos terremotos , e também será possível que as comunidades participem na fabricação de suas propriedades. Óscar irá dedicar-se à formação de quem quiser participar no seu próprio projeto.

“Uma casa para uma família requer quatro pessoas, sem experiência em construção, apenas cinco dias para construir. Um abrigo para quatorze famílias requer 15 pessoas, sem experiência em construção, apenas 10 dias para construir. ” Ele apontou.

Os blocos de construção de plástico durarão vários séculos, com os quais serão recicladas toneladas inteiras de lixo que antes só poluíam.

 

2Shares

Trajano Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *