Colônias de papagaios-do-mar do Maine se recuperando diante das mudanças climáticas
Um papagaio-do-mar do Atlântico traz um bico cheio de peixes-isca para alimentar seu filhote em uma toca sob as rochas em Eastern Egg Rock, uma pequena ilha no meio da costa do Maine. Cientistas que monitoram aves marinhas disseram que os papagaios-do-mar do Atlântico tiveram seu segundo ano consecutivo de recuperação para filhotes depois de sofrer um péssimo 2021. (AP Photo / Robert F. Bukaty)
Em ilhas remotas ao largo da costa do Maine, uma ave única resistiu este ano face às alterações climáticas.
Os papagaios-do-mar do Atlântico – aves marinhas palhaços com bicos coloridos e passos bamboleantes – tiveram seu segundo ano consecutivo de recuperação de filhotes depois de sofrerem um 2021 catastrófico, disseram os cientistas que monitoram as aves. A notícia vai contra as tendências ambientais, já que os cientistas afirmam que o aquecimento das águas ao largo da Nova Inglaterra põe em risco as aves porque reduz o tipo de peixe de que necessitam para alimentar os seus filhotes.
No entanto, um peixe – a lança-de-areia – permaneceu em abundância este ano, permitindo que os papagaios-do-mar prosperassem, disse Don Lyons, diretor de ciência da conservação do Instituto de Aves Marinhas da Sociedade Nacional Audubon, em Bremen, Maine. Ele disse que é um sinal de que o impacto das alterações climáticas nos ecossistemas nem sempre é tão claro como pensamos.
A notícia encorajadora chega no momento em que a Sociedade Audubon comemora seu 50º aniversário cuidando das colônias de papagaios-do-mar do Maine, que foram restauradas a partir de apenas algumas dezenas de pares. Existem agora cerca de 3.000 aves e a população está estável, disse Lyons.
“Este ano é um bom exemplo de como as coisas são complexas. Não podemos resumir isso a uma variável”, disse ele. “Ainda temos muito que aprender.”
One thought on “Colônias de papagaios-do-mar do Maine se recuperando diante das mudanças climáticas”