Como cultivar uma floresta de “100 anos” em 10 anos
Engenheiro desenvolve método para cultivar uma floresta de alimentos dez vezes mais rápido que o normal
A maior parte do mundo em que vivemos hoje já foi floresta, nosso habitat natural por milhões de anos.
Cidades, subúrbios e mega fazendas não são nosso habitat “natural”, argumenta um engenheiro florestal chamado Shubhendu Sharma.
Mas podemos recriar pequenos pedaços desse habitat em apenas dez anos, nossos próprios quintais, locais de trabalho e espaços públicos, e criar uma fonte de comida gratuita para nós mesmos enquanto fazemos isso, ele explica no Ted Talk abaixo:
Sharma era um engenheiro industrial da Toyota contratado para compensar as emissões de carbono das fábricas da empresa.
Sua solução foi plantar miniflorestas bem ao lado. Desde então, sua empresa Afforest ajudou a “construir” 75 dessas florestas em todo o mundo.
As florestas de Sharma crescem 10 vezes mais rápido, são 100 vezes mais biodiversas e 30 vezes mais exuberantes do que projetos típicos de reflorestamento.
Seus métodos permitem que ele cultive uma floresta de 300 árvores no espaço de 6 carros estacionados.
Surpreendentemente, o custo de cultivar uma floresta é aproximadamente o mesmo de um iPhone.
“Descobrimos que todos os elementos necessários para fazer uma floresta estão ao nosso redor”, disse Sharma. “Tudo o que temos a fazer é reunir esses elementos e deixar a natureza assumir o controle.”
“Começamos com o solo. Tocamos, sentimos e até provamos para identificar as propriedades que lhe faltam.”
Em seguida, sua empresa mistura biomassa local – composto, estrume, etc. – para ajudar o solo compactado a se tornar mais poroso e permitir que a água penetre.
“Se faltam nutrientes ao solo, não adicionamos nutrientes diretamente ao solo – esse é o método industrial”, diz ele.
Em vez disso, ele adiciona microrganismos que convertem a biomassa em nutrientes mais biodisponíveis.
“À medida que o número de microrganismos aumenta, o solo volta a respirar”, diz. “Torna-se vivo.”
Ao planejar uma minifloresta, a empresa de Sharma começa determinando quais espécies de árvores eram nativas da área antes da intervenção humana.
Então eles decidem se querem uma floresta frutífera, uma floresta florida, uma floresta que atrai muitos pássaros ou abelhas, ou uma floresta perene, e escolhem espécies diferentes para cada camada – copa, camada de árvore, subcamada de árvore e arbustos.
Em seguida, eles coletam as sementes, germinam as mudas e as plantam em um padrão unido que intercala as várias espécies.
Em seguida, eles espalham uma espessa camada de cobertura morta para reter a umidade durante o verão e proteger o solo da geada durante o inverno.
Isso torna o solo extremamente macio, permitindo que as raízes penetrem e cresçam rapidamente.
Em 3 meses, as raízes atingem um metro de profundidade e formam uma malha que mantém o solo unido. Micróbios e fungos disponibilizam nutrientes para as raízes.
A floresta é regada e capinada por dois a três anos, mas à medida que a floresta cresce, ela bloqueia a luz do sol e as ervas daninhas param de crescer.
Pouco depois, a copa fica tão densa que a floresta retém cada gota d’água, dispensando a necessidade de irrigação.
O solo da floresta permanece úmido e escuro, permitindo que as folhas apodreçam rapidamente e se tornem alimento para o solo. À medida que mais e mais folhas caem, criando mais e mais alimento para o solo, a floresta começa a crescer exponencialmente, diz Sharma.
“Se as espécies de árvores fossem plantadas de forma independente, elas não cresceriam tão rápido”, diz ele. “É assim que criamos uma floresta centenária em apenas dez anos.”
Para obter mais detalhes sobre paisagismo florestal em seu quintal, consulte o site de Sharma, Afforestt.com .