Como transformar uma paisagem árida sem água em um paraíso verde cheio de vida
O uso racional dos recursos naturais é totalmente viável. Um exemplo é o programa de reflorestamento do Instituto Terra em Minas Gerais.
Na década de 1990, Lelia Delviz, Wanick Salgado e Sebastião Salgado compraram uma fazenda próxima à cidade de Maimarés, em Minas Gerais .
A terra havia sido usada para atividade pecuária, portanto toda a flora local foi quase completamente devastada .
Seus novos proprietários decidiram recuperar a área para criar um exemplo de desenvolvimento sustentável que pudesse ser replicado no restante do Vale do Rio Doce .
Colocar a proposta em andamento custou muito esforço e exigiu a busca de recursos. Eles também criaram uma organização ambiental conhecida como Instituto Terra .
Foram reflorestados 17 mil hectares altamente erodidos em uma faixa do Vale do Rio Doce . Isso exigiu mais de quatro milhões de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica do Brasil, cultivadas em um viveiro criado na mesma propriedade, conhecido como Granja Bulcão.
As plantas cresceram e o que era uma zona árida transformou-se numa floresta fértil , repleta de fauna, com abundantes nascentes. Espécies em risco de extinção têm a possibilidade de encontrar um habitat que lhes permita perpetuar-se no futuro.
A Mata Atlântica brasileira é um dos ecossistemas mais vulneráveis do planeta. Neste momento existem apenas 95.000 km2 deste ambiente natural , ou seja, 8% de sua área máxima alcançada durante a última era glacial. Por isso as iniciativas são tão importantes quanto as promovidas pelos empreendedores.
O Instituto Terra e seus planos para Minas Gerais.
A organização está ciente dos danos que a área vem sofrendo com a pecuária e a exploração de ferro. Isso gerou um impacto devastador que se manifestou na erosão do solo , secas e perda de qualidade de vida para seus habitantes.
Para ajudar na recuperação do Vale, tem planejado a recuperação de áreas degradadas, programas de educação ambiental e pesquisa científica aplicada.
A Fazenda Bulcão foi declarada Reserva Natural Privada. Com esta experiência bem sucedida, o Governo criou a figura da Reserva Particular de Recuperação Ambiental (PRER) de forma a incentivar outros cidadãos a replicarem a experiência.