Companhia aérea substitui copos descartáveis por versão comestível para reduzir produção de lixo durante voos
Seja água, café, suco ou destilados, o consumo de bebidas durante voos comerciais é altíssimo – e, com ele, também o uso de copos… descartáveis. A maioria das companhias aéreas recorre a esse tipo de item pela praticidade. Mas não a Air New Zealand!
Depois de banir garrafas plásticas do menu de bebidas de seus voos e incentivar os passageiros a embarcarem com seus copos reutilizáveis, a companhia aérea neozelandesa inovou mais uma vez no setor ao abrir mão dos copos descartáveis e passar a usar, no lugar, copos comestíveis para servir qualquer tipo de bebida a bordo.
Feito com farinha de trigo, açúcar e ovo, o copo é, na verdade, um biscoito sabor baunilha, feito artesanalmente, que resiste a líquidos quentes e frios por tempo suficiente para que as bebidas possam ser consumidas pelos passageiros. Depois, se assim desejarem, eles levam “de brinde” uma bolachinha para comer durante o voo, em tempos em que a oferta de comida nos aviões é cada vez menor. Nada mal, né?
Segundo a Air New Zealand, a iniciativa, adotada desde 2019, garantiu que a companhia aérea deixasse de usar cerca de 24 milhões de copos descartáveis por ano e ainda ajudou a reduzir suas emissões de carbono em até 300 toneladas/ano. Isso porque os copos comestíveis são bem mais leves do que os descartáveis e não geram nenhum resíduo.