Comunidade se une em 1962 para plantar árvores e transformar deserto em floresta de vida
Graças aos esforços incansáveis de várias gerações de agricultores chineses, esta terra passou de uma terra com pouca capacidade de produção para uma com elevado potencial de fertilidade . Por causa disso, Saihanba foi descrito como um milagre.
Atualmente existem espaços dentro do planeta com características semelhantes às de Saihanba. O que nos permite pensar que as técnicas aqui expostas poderiam ser implementadas para recuperar o ecossistema degradado.
As possibilidades de que uma terra estéril em toda a sua extensão se torne totalmente fértil , é uma ideia que motiva a maioria dos pensamentos ecológicos. Por isso, em 24 de agosto deste ano, recebeu uma visita de inspeção do presidente chinês.
Há cerca de quatro séculos, Saihanba era considerada uma reserva com grandes quantidades de recursos florestais e uma grande variedade de flora e fauna . O clima ameno era um de seus elementos mais atrativos, já que seus verões eram frescos.
Infelizmente , a derrubada e queima de suas áreas florestais, pouco a pouco, a transformou em uma zona árida .
Juntamente com o desaparecimento da barreira florestal, as tempestades de areia tomaram conta da área com as suas inevitáveis consequências a nível ambiental. Em 1962, foram dados os primeiros passos para estabelecer a Fazenda Mecânica Florestal Saihanba , o que resultaria em uma diminuição significativa das tempestades que causaram tantos danos, graças ao plantio de um número significativo de árvores.
As condições meteorológicas extremas, tanto as altas como as baixíssimas temperaturas, representaram um verdadeiro obstáculo à realização deste projeto . Da mesma forma, não possuíam as ferramentas necessárias para esse tipo de trabalho.
Portanto, não havia nenhum tipo de garantia quanto à experiência das plantações recentes. No entanto, os esforços conjuntos de três gerações logo viram resultados, pois Saihanba não apenas se regenerou, mas agora é conhecido como o novo paraíso verde .
A transição de uma área desértica para um paraíso verde só foi possível graças ao esforço conjunto daqueles que acharam inconcebível a perda dessa grande reserva e de seus recursos. Sua superfície reflorestada foi elevada em até 80%, e não só isso, mas mais de 136 milhões de metros cúbicos de água são purificados anualmente .
Quando você ouve a expressão Espírito Saihanba, está falando de trabalho duro, de não se deixar vencer pela adversidade e de não parar por nada na criação de novas ideias. Por esta razão, a comunidade Saihanba recebeu a honra de ser Campeã da Terra em 2017 .
As iniciativas de transformação de áreas sem fertilidade em áreas com alta capacidade produtiva e de repovoamento para tornar a Terra um paraíso verde tiveram seus resultados, não apenas no progresso ambiental, mas também tiveram um impacto positivo no crescimento do turismo na área.
Fonte: El tierrero