Comunidade se une para plantar árvores e salvar sua aldeia da desertificação
A campanha de reflorestamento de Rajasthan foi apoiada pela Ecological Security Foundation e várias áreas de terra abandonadas foram recuperadas até hoje. Os habitantes locais salvaram a terra da desertificação que pode afetar a subsistência das comunidades locais.
Nesta parte da Índia, há muita pecuária e agricultura. Também é muito comum observar a coleta de lenha para venda.
No início do século XXI, os moradores da vila foram confrontados com a degradação das terras florestais em suas fazendas. A erosão do solo, os danos na vegetação e o declínio dos níveis de água foram motivos de preocupação.
Os dados publicados até o momento revelaram que 30% das terras do país estavam mergulhadas na desertificação. No ano 2000, 6 estados na Índia foram severamente afetados.
Muitos aldeões consideraram a emigração, diante do flagelo dos solos inférteis que, sem dúvida, afetou a aquisição de insumos naturais. Rajasthan está localizado em uma localização geográfica onde parte dele está diretamente exposta ao deserto.
Um ponto à parte é o sobrepastoreio excessivo e o uso descontrolado de recursos, que são relevantes para a desertificação. Isso somado ao fato dos problemas sociais da Índia colocarem o problema em níveis de solução inatingível.
A Ecological Security Foundation (FES) em mesas de diálogo com os moradores, conseguiu unir forças para iniciar uma campanha de reflorestamento no Rajastão . Até hoje, eles trabalham juntos no reflorestamento há mais de vinte anos.
As áreas de pastagem foram demarcadas e a coleta de recursos florestais foi controlada por um único membro da família. Esses tipos de medidas permitem que o crescimento das plantas ocorra naturalmente e use espécies que estão entre as mais férteis da região.
A medida também é complementada pela proteção de áreas que não podem ter desmatamento. Eles são guardados pelos mesmos aldeões e autoridades locais que regulam até mesmo a colheita das colheitas. Os aldeões trabalharam inicialmente em 50 hectares e a expansão atingiu com sucesso 300 hectares.
Rajasthan é um exemplo de como comunidades e autoridades podem trabalhar juntas para salvar o planeta da desertificação.