Território Secreto

sua fonte de notícias especiais

Conheça AWA, o sabonete que limpa os rios e melhora a qualidade da água

Conheça AWA, o sabonete que limpa os rios e melhora a qualidade da água
3Shares

É possível lavar roupa em um rio sem poluí-lo? Com este sabonete amigo do ambiente, além de lavar as roupas sem poluir, também é possível limpá-lo. Sua fórmula foi criada e doada para garantir que seu uso seja estendido e os afluentes do mundo sejam limpos.

Infelizmente, o sabão usado atualmente por essas comunidades para lavar a roupa contribui para a poluição dos rios que, quando ingeridos, causam várias doenças ou infecções. Porém, não são apenas as pessoas que estão em risco, mas também a flora e a fauna dessas áreas.

Diante desse cenário, a empresa peruana de água mineral Andea, junto com sua agência de criação Fahrenheit DDB, decidiu transformar essa tradição milenar, por meio de uma rede de descontaminação sistemática e autônoma, de poluente em purificador.

sabone-AWA-cusco

©Proyecto Awa de Andea

Após dois anos de pesquisas realizadas em colaboração com a Cirsys, start-up local que busca soluções tecnológicas para o desenvolvimento social, eles conseguiram encontrar um micro-organismo com função probiótica capaz de se alimentar dos poluentes do rio. Nasceu assim o AWA, um sabonete que, graças à presença desses micro-organismos, melhora a qualidade da água do rio em até 75% na lavagem de roupa.

Como funciona? Durante o processo natural de lavagem, o sabão, sem alterar o pH da água, libera partículas que, caindo e aderindo às pedras e algas, baixam drasticamente o teor de alguns componentes responsáveis ​​pela proliferação de bactérias, como nitritos, nitratos, amônia e amônio. Desta forma, permite a purificação do rio mesmo alguns momentos após a lavagem.

 Uma fórmula aberta a todos para limpar os rios do mundo

sabone-AWA-cusco

©Proyecto Awa de Andea

Projeto AWA foi realizado em Huacahuasi, um vilarejo próximo a Cusco. Na verdade, esta é a comunidade escolhida para verificar sua eficácia – cuja tradicional lavagem do rio estava colocando em risco a saúde das pessoas e a qualidade da água – Agora, a fórmula foi disponibilizada gratuitamente para estender o uso desse sabonete onde for necessário.

A fórmula está disponível gratuitamente, este projeto não tem fronteiras e estamos dispostos a doar para quem quiser usar em qualquer lugar do mundo”, conta Ricardo Chadwick, da agência Fahrenheit DDB.

Através de um formulário disponível no site do projeto , a Andea generosamente disponibilizou a fórmula AWA a governos, organizações sem fins lucrativos, empresas sociais e produtores de sabão, para que possam utilizá-la para colocar este produto nas mãos e nos rios. As tradições ainda são mantidas. Um gesto sustentável a favor do meio ambiente e da humanidade!

3Shares

Trajano Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *