Conheça o macaco que ronrona e pode ser encontrado na Amazônia
De acordo com o cientista Thomas Defler, os bebês apresentam essa característica curiosa, quando estão muito satisfeitos, eles ronronam um para o outro
O zogue-zogue Caqueta titi (Callicebus caquetensis) também conhecido como guigó ou sauá é uma das 20 espécies existentes de macacos que vivem na Amazônia. Um fato curioso desse macaquinho é sua capacidade de ronronar quando está feliz, como os gatos. Eles possuem os mais complexos sons para comunicação entre os animais.
O macaquinho é pequeno, do tamanho de um gato. Suas maiores características são a barba vermelha ao redor das bochechas, o pelo marrom-acinzentado e a ausência da barra branca na testa característica de muitas espécies do mesmo gênero.
De acordo com o cientista Thomas Defler, os bebês apresentam essa característica curiosa, quando estão muito satisfeitos, eles ronronam um para o outro. A espécie foi descoberta em 2010, durante uma pesquisa realizada pela Rede WWF. Além do macaco, outras 441 novas espécies de animais e plantas foram catalogadas entre 2010 e 2013, incluindo um lagarto com desenho de chamas no couro, uma piranha vegetariana e uma rã do tamanho da unha de um polegar.
A descoberta foi realizada pelos pesquisadores Thomas Defler, Marta Bueno e pelo estudante Javier Garcia da Universidade Nacional da Colômbia, que já consideram a espécie extremamente ameaçada devido ao seu habitat reduzido.
Pesquisadores estimam uma população de menos de 250 zogues-zogues e os motivos da baixa população são devidos à diminuição dos habitats e à destruição das florestas para abertura de plantios agrícolas. Dessa forma, esses animais já encontram-se como espécie Criticamente em Perigo (CR), classificação da União Mundial para a Conservação da Natureza (IUCN).
A Amazônia é a maior floresta tropical remanescente no planeta, abrigando pelo menos 10% das espécies conhecidas no mundo. A também maior bacia hidrográfica conta com mais de 100 mil km de cursos d´água, incluindo nascentes e afluentes que formam o rio Amazonas, que atravessa quase sete mil quilômetros até chegar ao Oceano Atlântico.
O bioma Amazônia estende-se por 6,7 milhões de km² em nove países: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname, Venezuela e Guiana Francesa, abrigando 33 milhões de pessoas, entre elas 350 grupos indígenas, dos quais cerca de 60 vivem em isolamento voluntário.
Fonte: Portal Amazônia