Território Secreto

sua fonte de notícias especiais

Container House, a casa modular sueca construída com 8 contêineres

Container House, a casa modular sueca construída com 8 contêineres
0Shares

Esta casa de família construída a partir de oito contêineres levou quase três anos para ser construída.

Container House é uma residência familiar modular perto de Estocolmo, Suécia, construída a partir de oito contêineres.

Os contêineres de transporte dão um novo significado ao design modular da casa. Escolhidos por sua integridade estrutural e construção pré-fabricada, os contêineres marítimos são uma opção sustentável e durável para as construtoras.

Måns Tham, arquiteto e fundador da Måns Tham Arkitektkontor, concluiu recentemente o trabalho em um projeto de contêiner de vários anos que abriga uma família de cinco pessoas.

Completada com oito contêineres de 20 e 40 pés em desuso, a residência forma um monólito geométrico erguido em terreno íngreme perto de um lago nos arredores de Estocolmo.

Apelidado de Container House: ” É como um bloco de Tetris voando pousando em rochas de granito íngremes .”

Os proprietários escolheram os contêineres por seu apelo sustentável, flexibilidade e integridade estrutural pré-fabricada.

Normalmente, tudo isso permite que os arquitetos construam rapidamente casas de contêineres, mas nem sempre é esse o caso. No caso da Container House, demorou cerca de três anos para ser concluída.

Construída em um penhasco, o local escolhido para a Container House apresentou alguns desafios.

O terreno acidentado dá lugar a um cânion implacável, onde a água da chuva se acumula antes de fluir para o lago. Trabalhar em terrenos tão acidentados é difícil quando os principais elementos estruturais são contêineres rígidos com parâmetros pré-definidos.

A junção de contêineres muitas vezes requer alguma forma de compensação por sua integridade estrutural. Quando a parede de um contêiner é removida para juntá-la a outra para formar uma área de estar maior, parte do suporte embutido na estrutura também é removida.

Tham encontrou estabilidade e eficiência em um projeto que sustenta três contêineres no térreo, onde uma entrada externa leva à sala de estar da residência que desemboca em um quarto de hóspedes, onde os hóspedes podem usufruir de um quarto de serviço, lavanderia e banheiro. Logo acima do nível do solo, mais quatro contêineres criam espaço para uma área de estar em plano aberto que inclui cozinha, sala de estar e sala de jantar.

No mesmo nível, um terraço ao ar livre é delineado por uma estrutura de aço ao ar livre que embala uma passarela para levar os moradores à beira da floresta. No andar maior da residência há também um banheiro, o quarto principal e três quartos menores.

Além de tudo, um único contêiner de transporte funciona como um nível de observação para os moradores desfrutarem de vistas do penhasco e do lago próximo.

Designer: Måns Tham Arkitektkontor

0Shares

Trajano Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *