Copo compostável é feito de borra de café
Produto reutilizável pode substituir copos plásticos descartáveis
Reaproveitando a borra de café, um casal nos Estados Unidos desenvolveu um copo compostável e reutilizável. A ideia é que o produto substitua os utensílios plásticos usados em cafeterias “para viagem”. O copo compostável, batizado de Kreis Cup, é fabricado com borra de café e materiais à base de plantas, sendo totalmente livre de plásticos. A borra é seca, tratada e depois suspensa em um polímero natural seguro para alimentos.
Sua composição é resistente ao calor e projetada para manter o café quente por mais tempo. Por ser durável, o copo ecológico pode ser aplicado em programas retornáveis em que o cliente ganha desconto quando leva sua própria caneca.
Fabricação sustentável e boa durabilidade já seriam grandes vantagens do Kreis Cup frente aos copos de plástico, comumente usados. Entretanto, este copo ainda é compostável, o que significa que, ao chegar ao fim de sua vida útil, se desintegra facilmente no solo — em condições adequadas.
Neste momento, o produto está angariando verba na plataforma de crowdfunding Kickstarter para chegar ao mercado. A menos de 24 horas para o fim da campanha, já foram arrecadados mais do que o dobro da meta de financiamento.
Outra companhia na Alemanha criou um produto similar, confira aqui.
Impacto do café
Sendo a bebida mais consumida no mundo, depois da água, o café gera toneladas de resíduos. De acordo com o Akatu, em 2017, consumimos 1,29 milhão de toneladas deste produto no Brasil e, com isso, geramos 838 mil toneladas de borra.
Ao ser reaproveitada, evita-se que a borra de café seja despejada no lixo e, posteriormente, seja enviada para aterros — onde vão emitir metano. Tal gás é 28 vezes mais nocivo do que o CO₂ para o aquecimento global.
Além da necessária responsabilidade empresarial pelos resíduos, individualmente, também é possível aproveitar os nutrientes da borra de café para fertilizar o solo e fortalecer suas plantinhas ou até para limpar suas folhas. Confira ainda nove maneiras de reaproveitar o pó de café.
Fonte: CicloVivo