Corredores verdes estão sendo cultivados em bairros de Sobral
Corredores de árvores de médio porte começaram a ser plantados, neste mês, nas principais avenidas do Bairro Nova Caiçara, no município cearense de Sobral, situado na região norte do Estado. Aproximadamente 600 árvores serão cultivadas em áreas do bairro. Para a execução dessa iniciativa, a Prefeitura Municipal de Sobral conta com a Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) e com a Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA).
A ideia é que as plantas atuem a favor da redução da temperatura por meio do sombreamento, visando a qualidade de vida para os cidadãos, além de servir como sistemas interligados que favorecem a presença de espécies vegetais e animais, principalmente de pássaros. Além das avenidas, o bairro Nova Caiçara está sendo arborizado em diferentes áreas, já que apresenta muitos espaços para o plantio e ainda possui uma baixa quantidade de árvores com relação ao número de habitantes.
Segundo Úrsula Nóbrega, diretora de Parques, Jardins e Unidades de Conservação do município, outros bairros de Sobral também estão sendo beneficiados com os Corredores Verdes. Ela destaca que as principais avenidas da cidade já foram arborizadas por meio do Projeto. “Já plantamos no bairro Centro, Vila União, Dom Expedito, Sinhá Sabóia, Antônio Carlos Belchior, dentre outros”.
As espécies de árvores cultivadas são uma recomendação do Plano de Arborização Urbana de Sobral (PAS) que foi elaborado em 2019, de forma participativa, no qual o projeto está inserido. Para Úrsula, o projeto é relevante, uma vez que amplia a quantidade de árvores na cidade e aumenta a diversidade “visto que estamos plantando diferentes espécies, dentre elas frutíferas, como jenipapo, manga, seriguela; ornamentais, como ipê amarelo, ipê branco, ipê rosa, jacarandá, além de árvores nativas, como pau-branco e barriguda”.
Marília Ferreira Lima, secretária de Urbanismo e Meio Ambiente do Município, ressalta que a proposta da arborização no bairro Nova Caiçara foi apresentada às lideranças locais e aprovada por meio de reuniões virtuais, com a finalidade de que estes disseminem a importância do projeto para toda a população do bairro.
O Projeto Corredores Verdes conta com o aporte do Programa de Desenvolvimento Socioambiental de Sobral (Prodesol), financiado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). Os investimentos do Programa são voltados para obras de saneamento, projetos de arborização e ações de educação ambiental, dentre outros.
Fonte: Agencia Eco Nordeste