Território Secreto

sua fonte de notícias especiais

Cozimento solar, a maneira ecológica de cozinhar com o sol

Cozimento solar, a maneira ecológica de cozinhar com o sol
0Shares

O cozimento solar está mais na moda do que nunca , é usado em todo o mundo, é comumente usado na China e na Índia.

Mais e mais pessoas começam a cozinhar com os raios do sol. Os fogões solares podem cozinhar qualquer tipo de alimento, apenas gastando um pouco mais de tempo. Para os aficionados por história, o fogão solar foi inventado por um naturista suíço chamado Horace de Saussure em 1767 .

Como funciona um fogão solar?

O cozimento solar é feito usando os raios UV do sol.

Um fogão solar permite a entrada de raios de luz UV e os converte em raios de luz infravermelha que não podem escapar. A radiação infravermelha tem a energia para fazer com que as moléculas de água, gordura e proteína nos alimentos vibrem vigorosamente e aqueçam.

Fogão solar, como funciona
Imagem: alejomiranda – Depositphotos .

Não é o calor do sol que cozinha os alimentos, nem é a temperatura ambiente externa, embora isso possa afetar a taxa ou o tempo de cozimento até certo ponto, mas são os raios do sol que são convertidos em energia térmica que cozinha a comida. e essa energia térmica é retida pela panela e pelo alimento por meio de uma tampa ou tampa.

Isso acontece da mesma forma que uma estufa retém o calor ou um carro com as janelas fechadas. Um fogão solar eficaz usará a energia do sol para aquecer um recipiente de cozimento e reter efetivamente a energia (calor) para máxima eficiência de cozimento.

Para obter a máxima eficiência é necessário “seguir” o sol, ou seja, ajustar o seu fogão solar para que fique diretamente virado para o sol para melhor se concentrar e absorver os raios solares.

Isso não significa que você tenha que estar continuamente ao lado do fogão solar durante todo o período de cozimento. Mas pode significar ajustar o ângulo e a direção de tempos em tempos ou a cada período definido, como a cada uma ou duas horas.

Quanto mais diretos forem os raios do sol em direção à comida e à panela, maior será a capacidade de energia (calor) dos raios do sol convertidos.

Os resultados ideais de cozimento ao usar um fogão solar ocorrem quando o sol está forte e não é impedido por nuvens, sombras, etc.

Você também pode cozinhar nos dias em que as nuvens estão altas e poucas, mas isso pode atrasar um pouco as coisas, e seria aconselhável começar um pouco mais cedo do que o habitual.

O cozimento solar lento e moderado, como ensopado, pimentão, legumes, etc. funcionará bem sob céu escuro se for deixado por mais tempo.

Por outro lado, o cozimento levará mais tempo e as temperaturas não serão tão ideais quanto poderiam ser, de modo que os resultados dos produtos assados ​​serão misturados.

Como funcionam as diferentes partes de um fogão solar.

Na maioria dos fogões solares, existem três componentes principais, ou você poderia dizer três princípios principais para um fogão solar eficaz, são eles:

  • Concentração (reflexão ou refletância).
  • Absorção (capacidade de atrair ou reter calor.
  • Retenção (meio ou capacidade de reter calor).

concentração dos raios solares é realizada na maioria dos casos por painéis refletivos, pétalas e superfícies desse tipo que podem “focalizar” ou concentrar os raios de luz (UV) em um ponto ou concentração. Esses painéis refletivos geralmente são feitos de materiais brilhantes e refletivos devido à substância usada para fazê-los, como prata, cromo e alumínio. Sem um meio de concentrar os raios do sol, pode levar mais tempo para aquecer objetos ou superfícies, e é por isso que a maioria dos fogões solares são construídos com painéis refletivos para acelerar o processo de acúmulo de calor.

absorção da energia solar (calor) no cozimento solar é melhor alcançada quando uma superfície é de cor escura, razão pela qual os interiores dos fornos solares mais comuns são geralmente pretos, assim como a cor dos utensílios usados ​​para cozinhar os alimentos.

As cores escuras absorvem o calor, enquanto as cores claras não absorvem bem o calor. E algumas cores podem refletir a energia do sol, como a prata, por exemplo. Em geral, as melhores panelas para cozimento solar são as escuras e finas, pois absorvem bem o calor (energia) e, sendo finas, podem transferir o calor de forma mais rápida e uniforme para os alimentos.

Cozimento Solar

Se um fogão solar não estiver bem isolado e não tiver tampa, todo o calor concentrado (energia) e todo o calor absorvido se dissiparão rapidamente no ar e serão perdidos para o ambiente. Um fogão solar deve ter os meios para “aprisionar” ou reter o calor concentrado, permitindo que ele se acumule e “acumule” em níveis altos o suficiente para cozinhar de forma eficaz.

Um quarto princípio, embora não vital em todas as formas de cozimento solar (o fogão parabólico é um deles) é: a transparência de seus materiais retentores, ou seja, sua tampa em um forno solar ou seu fechamento em torno de sua panela/panela em um fogão de painel solar tem que ser capaz de permitir que os raios do sol penetrem dentro de onde os recipientes de comida/cozinha estão localizados. Esta capacidade de penetrar os raios solares é normalmente conseguida através do uso de tampas de vidro transparente ou plástico na tampa/porta/fecho do fogão solar, que por sua vez atua como um inibidor, retendo também o calor.

Vantagens do cozimento solar.

  • Muito fácil de usar, embora precisem de seu período de adaptação.
  • Sem poluição, é o meio mais ecológico de cozinhar.
  • Não necessitam de nenhum tipo de combustível para o seu funcionamento.
  • Aproveite ao máximo a energia limpa do sol.
  • Você pode construir o seu próprio, em modelos básicos é bem simples.
  • Os materiais para sua construção são muito comuns e baratos.
  • Geralmente são bem limpos.
  • É uma boa solução para pessoas com poucos recursos, pois economiza dinheiro.
  • Também podemos usá-lo para tornar a água potável (a pasteurização ocorre a 65º C em apenas 20 minutos), descongelar alimentos, ferver água, derreter cera para velas, embalagens de frutas , fazer papel ou sabão e muito mais.

Eles também têm alguns inconvenientes, entre os quais podemos destacar sua lentidão e sua dependência do sol, ou seja, para cozinhar precisaremos de sol, o que não significa calor. Pode ser cozinhado em dias frios mas com sol. Com uma temperatura exterior de 1 °C, no interior do forno pode ultrapassar os 87 °C. Funciona apenas com 20 minutos de sol por hora.

Comparação do tempo de cozimento entre um forno solar e um forno convencional a gás ou elétrico:

Equivalência de temperatura de queima
Minutos clássicos (200ºC) Minutos solares (150ºC)
10 30
vinte 60
30 90
40 120
cinquenta 150
60 180
70 210
80 240
90 270
100 300
110 330
120 360

Fogão solar Melhor hora?

Quer esteja a cozinhar com energia solar no verão ou no inverno… no deserto, no quintal ou na praia; em certas épocas do ano, o cozimento solar pode ser um pouco complicado.

Embora seja possível cozinhar durante todo o ano em muitas partes do mundo, em outras partes do mundo é feito com algumas limitações durante o outono, inverno e início da primavera quando o sol está mais baixo no horizonte e a intensidade dos raios UV não são tão poderosos.

Em geral, a janela de tempo ideal para cozinhar é mais curta no outono e na primavera, e principalmente no inverno.
Há lugares onde nem sempre é fácil cozinhar usando a energia do sol devido ao clima, lugares onde há mais do que a média de nebulosidade, precipitação e neblina.

Além das condições climáticas adversas, o principal fator determinante será a hora do dia mais adequada para cozinhar de forma eficaz. Os melhores horários para cozinhar são entre as 11h e as 15h; devido à posição do sol mais diretamente sobre a cabeça durante o dia, irradiando assim raios UV mais altos através da atmosfera da Terra. Sempre que possível, você deve planejar suas atividades culinárias em torno desses horários.

No verão terá a vantagem do tempo extra, quando o caminho do sol é mais alto e mais direto, no qual pode aproveitar pelo menos um par de horas antes e depois da janela ideal.

As temperaturas de cozimento tendem a ser mais altas nas horas de maior sol e, portanto, devem ser usadas para assar itens como pães, bolos e outros produtos assados. Itens de fogão lento, como caçarolas, chili e sopas, etc. podem ferver em temperaturas mais baixas durante todo o tempo de cozimento.

Tipos de fogões solares.

Embora existam muitos tipos e variantes, já que muitas pessoas fazem seus próprios fogões com os mais diversos materiais e formas que podemos imaginar, normalmente distinguem-se dois tipos de fogões solares:

Fogão solar parabólico concentrador.

Praticamente o mesmo que uma antena parabólica que vemos em edifícios. Ele é revestido por dentro com material refletivo que concentra todo o calor em um ponto chamado foco, onde é colocada a panela. É a propriedade fundamental na qual todos os dispositivos parabólicos se baseiam. O calor gerado pode ultrapassar 300ºC. Eles aumentam de temperatura muito rapidamente e são usados ​​tanto para fritar quanto para cozinhar.

Fogão Solar Parabólico

Forno Solar.

É uma caixa fechada com tampa transparente. Cozinha pelo calor concentrado dentro da gaveta, ” efeito estufa “. Este efeito permite aumentar o calor no interior do forno. Eles são um pouco mais lentos que os fogões solares parabólicos. A temperatura pode chegar a 120ºC.

Forno Solar

Fogão de painel solar.

Use painéis refletivos para focar a luz do sol em uma panela. Funciona melhor em climas tropicais ou nos meses mais quentes, quando o vento e a perda de calor não são um problema. Um fogão de painel de papelão aluminizado de baixo custo pode aquecer alimentos até 120ºC. Isso é suficiente para cozinhar.

A folha de alumínio funcionará por algumas semanas, mas depois o alumínio oxida e escurece. O design na imagem é feito de alumínio escovado e pode aquecer alimentos a 175ºC em um dia quente e ensolarado.

Como construir um fogão solar caseiro.

Na Internet podemos encontrar muitos manuais para fazer nosso próprio fogão solar , aqui vou mostrar os que mais gostei:

  • Planos para construir um fogão solar parabólico dobrável.
Como construir um fogão solar caseiro.
  • Planos para o modelo de guarda-sol.
  • Forno Solar:

Este excelente material educativo nos ensina como podemos construir, passo a passo e com materiais reciclados, uma cozinha de alta eficiência como um fogão solar parabólico.

Alguns fogões solares modernos.

O seguinte me chamou a atenção:

Fogão solar por David Wilson, professor do MIT.

Uma nova tecnologia solar desenvolvida pelo professor David Wilson do MIT poderá em breve tornar as churrasqueiras solares as mais vendidas no mercado. Sua maior virtude é poder cozinhar com energia solar acumulada 24 horas por dia.

Vai Fogão de Sol.

Cozinha os alimentos dentro de um tubo a vácuo, retendo até 90% da energia térmica concentrada em seu interior e atingindo temperaturas de até 287º C em poucos minutos.

Fogão solar GoSun

PhotonGrill, uma churrasqueira que funciona 100% com energia solar.

Perfeito para camping e áreas sem fogo, leve e livre de combustível fóssil, projetado para ser prático e portátil, dobra-se facilmente para caber em uma mochila. O melhor? Sua tecnologia inspirada na NASA é tão eficiente que a grelha atinge até 200°C em apenas cinco minutos.

PhotonGrill

Então você pode ver que também há uma evolução neste fogão solar.

Para finalizar, seguem algumas receitas:

Dicas para cozinhar com o sol.

Não é difícil dominar a arte do cozimento solar. Muitas das mesmas habilidades da culinária tradicional funcionarão para você aplicadas e adaptadas à culinária solar.

Os dois fatores mais influentes provavelmente serão o tempo que leva para cozinhar, bem como a eficiência de preparar e juntar os ingredientes.

As restrições de tempo serão determinadas pela época do ano, a hora do dia e também as horas disponíveis para cozinhar com mais eficiência.

É verdade que algumas pessoas terão mais dificuldade em cozinhar devido aos horários de trabalho e de casa, e tudo bem, e você não deve substituir a cozinha por sua nova fonte de aproveitamento da energia do sol. Considere as oportunidades que você tem de cozinhar com energia solar como períodos únicos de aprendizado, experimentação e prazer. Chegará o momento em que você encontrará mais oportunidades de usar seu fogão solar com mais e mais frequência.

Mesmo ao cozinhar por meios convencionais, muito tempo e esforço são economizados quando etapas demoradas e corridas desnecessárias são reduzidas ao preparar refeições.

  • Decida seus menus com antecedência: planeje sua semana e, em particular, as refeições que você vai preparar e cozinhar em um fogão solar.
  • Prepare a maioria dos ingredientes com antecedência e até no dia anterior para poder tê-los quando for usá-los.
  • Pré-aqueça seu fogão solar uma ou duas horas antes de usá-lo.
  • Como o tempo necessário para o cozimento solar pode ser maior, dependendo do prato, você pode fazer outras tarefas e tarefas em torno das etapas de preparação da refeição.
  • Use um cronômetro para a preparação de alimentos e o tempo de cozimento para ser mais eficiente e cumprir o cronograma.
  • Use um termômetro de alimentos se não tiver certeza das temperaturas para a segurança alimentar adequada.
  • Pré-aqueça a cozinha e as panelas dependendo dos alimentos que você vai cozinhar.
  • Se o tempo for um fator importante, considere cozinhar seus pratos em fases, mesmo ao longo de dois dias, refrigerando os ingredientes até a fase final de cozimento.
  • O tamanho e a quantidade de alimentos podem afetar o tempo de cozimento. Não encha os potes com mais de dois terços e corte as porções de alimentos em pedaços tão pequenos quanto possível.
  • Se você não encontrar panelas e frigideiras pretas ou escuras para usar em seu fogão solar, você pode cozinhar sua comida em potes. Os frascos de conservas são preferidos porque são projetados para suportar alta pressão e calor. Frascos transparentes comuns podem ser usados ​​se você não os fechar com muita força para diminuir a chance de estourar. Você pode pintá-los de preto para absorver melhor o calor.
  • Para melhor condutividade de calor, use panelas finas e rasas de alumínio ou aço (de preferência com tampas) e não as sobrecarregue.
  • Fonte: Ecoinventos
0Shares

Trajano Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *