Território Secreto

sua fonte de notícias especiais

Cresce a Prática do Descarte Sustentável de Pilhas e Baterias: Tendência em Alta para o Meio Ambiente

Cresce a Prática do Descarte Sustentável de Pilhas e Baterias: Tendência em Alta para o Meio Ambiente
2Shares

A Green Eletron, gestora de logística reversa sem fins lucrativos, fundada pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica, apresentou resultados que mostram um aumento na conscientização da população em relação ao descarte correto de pilhas e baterias. Consideradas um tipo de resíduo eletrônico, esses materiais não devem ser descartados no lixo comum ou na coleta seletiva tradicional, pois podem contaminar o meio ambiente e prejudicar a saúde humana.

Segundo a empresa, entre janeiro e julho de 2023, foram recolhidas e encaminhadas para reciclagem mais de 8 toneladas de pilhas e baterias no Estado do Rio de Janeiro, quase duas toneladas a mais do que o coletado em todo o ano de 2022. A Green Eletron possui 693 pontos de entrega voluntária exclusivos para pilhas e pequenas baterias, além de 120 pontos de eletroeletrônicos que também recebem esses materiais, garantindo uma destinação final ambientalmente adequada.

Pontos de coleta

Existem 693 pontos de entrega voluntária (PEVs) no estado do Rio de Janeiro exclusivos para pilhas e pequenas baterias. Além disso, existem 120 PEVs de eletroeletrônicos (que também recebem pilhas e baterias), administrados pela Green Eletron. A empresa garante que todos os itens são destinados a uma destinação final ambientalmente adequada. A lista inclui drogarias, supermercados, lojas e lanchonetes, entre outros.

Desde 2018, a Green Eletron gerencia o programa de reciclagem de pilhas e baterias no estado. Desde então, mais de 35 toneladas de pilhas e baterias e cerca de 710 toneladas de eletroeletrônicos foram recicladas no Rio de Janeiro.

Em todo o Brasil, existem cerca de 9 mil pontos de coleta apenas para pilhas e baterias. É possível encontrar o endereço mais próximo usando o localizador https://bit.ly/localizadorpevs. Se o descarte for de eletrodomésticos, a localização também pode ser feita pela internet: https://greeneletron.org.br/localizador.

As pilhas coletadas em todos os estados são 100% recicladas. A Nexa, empresa que faz parte do Grupo Votorantim, é responsável pela extração dos materiais e envio para uma siderúrgica.

Recentemente, unidades do Sesc e do Senac no Rio de Janeiro realizaram uma campanha de conscientização ambiental para a entrega de pilhas e baterias. A expectativa é que esses pontos se tornem permanentes.

A Green Eletron também realiza campanhas de conscientização, inclusive nas escolas, para incentivar as crianças a levar as coisas que não servem mais. A empresa acredita que a educação ambiental pode mudar a mentalidade das crianças no futuro.

Doenças graves

Pilhas e baterias contêm diversos produtos químicos perigosos, como zinco, cádmio, chumbo, mercúrio, cobre e lítio. A contaminação por essas substâncias pode causar graves doenças, como listado abaixo:

  • Perda de memória: A ingestão de mercúrio, por exemplo, através de peixes contaminados, pode debilitar as funções cerebrais, levando à perda de memória e outros distúrbios psíquicos.
  • Insuficiência renal crônica: A ingestão de cádmio através de água e alimentos contaminados pode causar graves problemas aos rins, já que o cádmio tem uma vida biológica longa e demora a ser eliminado pelo organismo humano.
  • Inflamações dos pulmões: A inalação do cádmio através da fumaça proveniente da sua queima pode causar pneumonite e edema pulmonar.
  • Insuficiência cardíaca: A intoxicação por lítio pode afetar o nó sinusal, causando distúrbios no funcionamento do coração.
  • Distúrbios digestivos: Tanto o chumbo quanto o cádmio podem afetar o sistema digestivo.
  • Danos nas articulações: A contaminação por chumbo pode deixar as articulações do corpo paralisadas, afetando principalmente as dos dedos e do pulso.

Portanto, é importante realizar o descarte adequado de pilhas e baterias para evitar a contaminação por essas substâncias perigosas e prevenir essas graves doenças.

2Shares

Trajano Xavier

One thought on “Cresce a Prática do Descarte Sustentável de Pilhas e Baterias: Tendência em Alta para o Meio Ambiente

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *