Território Secreto

sua fonte de notícias especiais

Descobertas duas novas espécies de caranguejos “vampiros” na Indonésia

Descobertas duas novas espécies de caranguejos “vampiros” na Indonésia
0Shares

Duas novas espécies de caranguejos incrivelmente coloridas com olhos amarelos assustadores encontradas em rios na ilha de Java

Os cientistas nomearam e encontraram as origens de dois caranguejos misteriosos que se tornaram cada vez mais populares como animais de estimação na última década.

Um caranguejo roxo chamadoGeosesarma dennerle e um caranguejo laranja brilhante chamado Geosesarma hagen originaram-se em dois vales fluviais separados na ilha indonésia de Java.

Geosesarma dennerle CRÉDITO: Chris Lukhapu, National Geographic

Acredita-se que a coloração extraordinariamente brilhante dos caranguejos de água doce seja um resultado evolutivo de sua natureza anfíbia, o que significa que eles passam muito tempo na areia, assim como na água.

Em terra, “a comunicação visual se torna muito mais importante”, disse oaquarista alemão Christian Lukhaup à National Geographic . 

“Há muito mais ênfase em cores e pistas visuais do que em pistas químicas, como usadas na água.”

Geosesarma hagen

Lukhaup se interessou pelas origens de dois caranguejos vampiros coloridos depois de vê-los vendidos em todo o mundo como animais de estimação.

Ele procurou colecionadores no comércio de aquários para lhe dar pistas. “Houve muitos rumores falsos porque as pessoas não querem que outros colecionadores vão para lá”, disse ele.

Ele finalmente conseguiu localizá-los em Java Central, onde ele e seu colega documentaram suas características, nomearam-nas e publicaram suas descobertas no Raffles Bulletin of Zoology .

“Os revendedores que trabalham no Sudeste Asiático e em outras partes do mundo sabem o que seus clientes estão procurando em termos de cores”, disse o coautor do estudo, Christoph Schubart, do Instituto de Zoologia da Universidade de Regensburg, na Alemanha.

“Eles começam a coletar em áreas onde os cientistas podem não ter feito nenhuma expedição até agora, e de repente o mercado se forma com alguns animais que ninguém nunca deu um nome.”

Os cientistas suspeitam que existam muitas outras espécies de caranguejos vampiros ainda a serem descobertas nas ilhas da Indonésia. Como os caranguejos de água doce nunca se aventuram no oceano e tendem a ficar parados, cada uma das ilhas provavelmente tem suas próprias espécies únicas de caranguejos vampiros, disse Schubart.

Enquanto sua principal atração são seus esquemas de cores selvagens, os caranguejos vampiros medem menos de uma polegada de largura, tornando-os um tamanho ideal para pequenos tanques de peixes.

Como as duas espécies estão confinadas a uma única bacia hidrográfica, os cientistas se preocupam com sua popularidade, levando à sua extinção na natureza.

“Para os colecionadores locais, é a vida deles”, disse Schubart. “Eles apenas pegam o que podem obter e exportam.”

Lukhaup espera que a criação comercial ajude a proteger as populações selvagens.

0Shares

Trajano Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *