Já tendo criado uma bicicleta de bambu, ele imaginou como seria usar as tábuas encurvadas para fazer um inusitado modelo de bike
Em uma viagem à Califórnia, nos Estados Unidos, chamou atenção do design industrial Lance Rake um banco feito de aduelas de barris de vinho. Aduela é o nome que se dá para as tiras de madeira usadas na fabricação de barris e tonéis. Já tendo criado uma bicicleta de bambu, ele imaginou como seria usar as tábuas encurvadas para fazer um inusitado modelo de bike. Daí surgiu a ideia de criar a Cooper Bicycle.
A Califórnia possui muitas vinícolas e, como gosta de trabalhar com materiais locais, o designer passou em uma loja para conseguir um barril de vinho usado e tirar seu projeto do papel. A Cooper Bicycle possui um quadro de bicicleta feito com as aduelas e peças de metal. O modelo é equipado com freio contra pedal, que é acionado quando se pedala para trás. Além disso, foi mantida a aparência do carbonizado do barril com suas manchas de vinho — o que garante ainda mais autenticidade para a peça.
Outro ponto interessante é que Lance Rake projetou a bicicleta em forma de kit. Desta forma, caso o modelo seja comercializado, a bike pode ser facilmente montada pelo cliente. O profissional, que ensina seu ofício na Universidade do Kansas, nos EUA, afirma que já foi abordado por vinícolas e destilarias. Ele prevê que sua bicicleta possa ser usada durante passeios em tais estabelecimentos, por exemplo.
Este modelo, recentemente, ainda foi atualizado e ganhou uma versão elétrica com bateria. “O resultado é um cavalo de batalha, poderoso, mas confortável e fácil de pilotar. A e-bike mudou o mundo do ciclismo. Materiais que nunca poderiam ser usados porque eram muito pesados — especialmente materiais naturais como carvalho e couro — agora podem melhorar a experiência geral do usuário e tornar o andar de bicicleta tão divertido quanto quando você era criança”, afirma Rake.
Confira outro projeto da bike de bambu do mesmo designer: Triciclo elétrico de bambu é projetado no Nepal.
Fonte: CicloVivo