Designer cria coleção de sofás feita a partir de couro vegano feito de maçã
Com matéria prima 100% livre de crueldade animal, o designer francês Philippe Starck criou 16 peças para Cassina, um show room conhecido por receber peças artísticas. O material, que ficou conhecido como ‘Apple Ten Lork’, passa facilmente por couro tradicional e promete ser uma ótima alternativa para fashionistas e designers.
Desenvolvido por uma empresa italiana chamada Frumat em caráter experimental, a produção conta com restos orgânicos da maçã (como seu núcleo e peles) e dispensa crueldade animal de sua linha de produção. São três possibilidades de cores: branca, laranja e preta.
“A ideia é transformar resíduos industriais orgânicos em novos materiais e desenvolver com isso matérias-prima altamente sustentáveis”, explica Frumat. “Esses resíduos são normalmente classificados como desperdício especial que iria para lixões ou incineradoras se não fossem reaproveitados”, completa.
O designer espera que a coleção encoraje as pessoas a pensar nos produtos que consomem e suas matérias-prima. “Um sofá de couro é lindo e confortável, mas por quê parar por aí? Nós fingimos não ouvir a pergunta, mas precisamos encontrar outras soluções”, acredita.