Detalhes sobre o ovo de tubarão raro encontrado no mar em Fernando de Noronha
Um ovo de tubarão foi encontrado por um surfista e pescador em Fernando de Noronha . Este é o segundo registro avistado em menos de um mês. Conhecido também como bolsa de sereia, o ovo é uma imagem considerada por pesquisa.
“Eu mergulhava para capturar polvo, quando vi um material que boiava e fiquei curioso. Não ideia criada do que se tratava. Ao chegar mais perto, percebi que era um ovo de tubarão ”, disse o pescador de 43 anos ao Portal G1.
Se trata de um ovo de tubarão-lixa, ou tubarão enfermeiro, uma espécie considerada pacífica que vive próxima ao fundo do mar e se alimentar de invertebrados. O projeto Tamar aponta para um declínio populacional deste tubarão, que pode ser encontrado em toda costa brasileira.
“A espécie é extremamente vulnerável à pesca costeira, sendo incidentalmente e deliberadamente capturada tanto em redes como em espinhel. É um alvo fácil de pesca submarina devido ao seu comportamento sedentário e dócil”, diz texto publicado no site da fundação .
“Isso é uma evidência de que a população de tubarões está crescendo em Noronha. O tubarão-lixa, felizmente, deixa esse rastro de reprodução. A repetição do avistamento é positiva [e mostra a política de] conservação está funcionando bem. Nos lugares onde existem muitos predadores, como tubarões, uma base da cadeira alimentar está saudável ”, explicou Veras.
O tubarão-lixa se reproduz a cada dois anos e, a cada gestação, pode nascer de 20 a 30 filhotes. “Os tubarões eclodem do ovo ainda dentro da fêmea. Os tubarões-lixas nascem com cerca de 30 cm de comprimento, é quando a fêmea expele o ovo”, detalhou Léo Veras.
Fonte: Hypeness
Fotos: GettyImages e Nego Noronha