Território Secreto

sua fonte de notícias especiais

Detergente ecológico é criado com fibra de madeira e milho

Detergente ecológico é criado com fibra de madeira e milho
0Shares

Buscando alternativas mais sustentáveis aos detergentes convencionais, cientistas descobriram uma forma de transformar materiais naturais — como fibra de madeira e proteína de milho — em um produto de limpeza mais ecológico, que combate os impactos ambientais de substâncias químicas nocivas frequentemente presentes nos detergentes.

Em um estudo publicado na revista Langmuir, os pesquisadores revelaram detalhes sobre um novo detergente desenvolvido a partir de recursos renováveis e amplamente disponíveis, como nanofibras de celulose e zeína — uma das principais proteínas do milho. Esses componentes foram combinados em uma emulsão capaz de atrair e reter a oleosidade das manchas, tornando-se uma solução eficaz para limpeza.

espigas de milho
Foto: Stephane Silva | Unsplash

Segundo os autores do estudo, “as partículas de coleta podem se automontar para formar uma película de barreira rígida na interface óleo-água, inibindo efetivamente a agregação de gotículas e estabilizando a emulsão”.

De acordo com a plataforma ScienceDirect, esse tipo de formulação é chamado de emulsão Pickering, na qual partículas sólidas — em vez de surfactantes sintéticos — são utilizadas para estabilizar a mistura. A substituição dos surfactantes sintéticos é uma estratégia importante para reduzir o impacto ambiental, uma vez que essas substâncias são de difícil decomposição e potencialmente tóxicas, principalmente em ecossistemas aquáticos.

No experimento, os cientistas testaram a capacidade do detergente ecológico para remover manchas de tinta, óleo de pimenta e pasta de tomate de tecidos de algodão, além de utensílios domésticos de diversos materiais como vidro, cerâmica, metal e plástico. Para comparação, também foram avaliados sabão em pó e detergente de louça convencionais.

Os resultados mostraram que, embora o detergente ecológico tenha apresentado desempenho ligeiramente inferior ao sabão em pó na limpeza de algodão quando diluídos na mesma proporção, sua eficácia superou a do produto tradicional ao se usar uma concentração maior (5% do detergente ecológico contra 1% de sabão em pó).

Nos testes com utensílios de cozinha, ambos os produtos mostraram desempenho semelhante com a mesma diluição, mas ao elevar levemente a concentração do detergente ecológico, ele demonstrou maior eficiência de limpeza em relação ao produto comercial.

Essas descobertas apontam para uma alternativa viável aos detergentes que contêm ingredientes prejudiciais ao meio ambiente, como os polietoxilatos de alquilfenol (APEOs) — ligados à toxicidade em ambientes aquáticos e à desregulação endócrina — e os fosfatos, que contribuem para a proliferação de algas em corpos d’água.

sabão caseiro
Foto: Unisociesc

Embora já existam propostas anteriores de detergentes alternativos, muitas delas enfrentam limitações como altos custos de produção, dificuldade de enxágue, baixa eficiência ou até danos aos tecidos. No entanto, neste estudo recente, análises microscópicas mostraram que o detergente ecológico não causou danos ao algodão.

Ao utilizar ingredientes naturais, renováveis e de fácil acesso, os cientistas acreditam que o novo detergente, feito à base de fibra de madeira e zeína, pode se tornar uma alternativa eficaz, segura e economicamente viável para produção em larga escala.

0Shares

Trajano Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *