Dyaqua: a telha solar de barro com a mesma aparência dos materiais tradicionais
Projetados para edifícios históricos, esses ladrilhos solares invisíveis reproduzem madeira, pedra ou terracota para tornar os edifícios históricos mais eficientes em termos energéticos.
Algumas pessoas querem instalar painéis solares em seus telhados para economizar energia. Mas a maioria dos painéis solares é bastante feia. E se você mora nas imediações de um prédio histórico, os painéis solares quase nunca serão permitidos por enquanto. Para manter a estética da terracota, ladrilhos, pedra ou mesmo madeira, uma empresa italiana, a Dyaqua, fabrica ladrilhos solares muito semelhantes aos materiais tradicionais. Eles podem ser uma solução real para equipar edifícios históricos, como igrejas, que geralmente consomem muita energia devido à sua arquitetura envelhecida.
Por que inventar telhas solares invisíveis?
Como dissemos antes, em algumas cidades como Paris é difícil obter permissão para instalar painéis solares fotovoltaicos . Monumentos históricos pontilham as capitais, então a maioria das casas está sujeita a regulamentos de planejamento rígidos. Cores de persianas, tipos de azulejos, cores de fachada…
SOLAR INVISIBLE é a primeira tecnologia fotovoltaica capaz de aproveitar as energias renováveis respeitando a beleza dos edifícios e das paisagens. Uma nova tecnologia patenteada pela Dyaqua, com a qual inovadores módulos fotovoltaicos podem ser criados em diferentes materiais que se parecem com elementos arquitetônicos reais.
O que é um ladrilho solar invisível?
A Dyaqua é uma pequena empresa familiar com sede em Vicenza (Itália). Eles criaram uma telha fotovoltaica absolutamente única .
Cada ladrilho tem minúsculas células fotovoltaicas feitas de um composto polimérico que imita materiais de construção.
Pedra, azulejo, madeira, o azulejo invisível tem todas as vantagens de um painel solar, mas sem o inconveniente visual. Simplificando, as células fotovoltaicas são absolutamente invisíveis a olho nu.
E, aparentemente, é necessário em toda a Europa. Na verdade, desde que a pequena empresa iniciou a produção de suas inovadoras telhas solares, ela admite que tem lutado para atender a todos os pedidos. Estes últimos vêm mesmo dos Estados Unidos, para espanto de Giovanni Quagliato, o inventor destes revolucionários ladrilhos.
Como eles funcionam.
Uma camada indivisível e altamente resistente esconde e protege as células fotovoltaicas no seu interior. Os módulos solares invisíveis são um composto polimérico atóxico e reciclável, onde células de silício monocristalino são incorporadas.
Uma superfície especial, opaca e transparente à luz solar, cobre e esconde as células solares sem afetar o seu funcionamento.
Eles são então conectados a um sistema semelhante ao dos painéis convencionais e atingem um desempenho de 70 Wp/m2. É verdade que custa metade de um módulo solar convencional, mas em alguns lugares a estética prevalece sobre o desempenho. O custo também é um pouco mais alto, de 7 euros por watt em comparação com 2 euros para um módulo convencional.
Como eles são instalados?
Mais informações : www.dyaqua.it