Território Secreto

sua fonte de notícias especiais

Efeitos do aquecimento global nos Alpes já podem ser vistos do espaço

Efeitos do aquecimento global nos Alpes já podem ser vistos do espaço
0Shares

Pesquisadores das universidades de Lausanne e da Basileia, na Suíça, utilizaram imagens de satélites feitas durante 38 anos – de 1984 a 2021 – para traçar um painel sobre os impactos das mudanças climáticas na cordilheira dos Alpes, na Europa. Não só a cobertura de neves vem diminuindo com o aquecimento global, diz o estudo, como a vegetação acima da linha das árvores cresceu em quase 80%.

Os resultados do estudo foram publicados na revista Science.

A exemplo do que ocorreu no Ártico, o derretimento das geleiras tornou-se um símbolo das mudanças climáticas nos Alpes. Segundo a pesquisa, as consequências do aquecimento global foram mais dramáticas nas montanhas do que nas altitudes mais baixas. Além do derretimento progressivo, a cordilheira se tornou rapidamente “esverdeada”.

Como os pesquisadores avaliaram as mudanças nos Alpes?

Fonte: ESA/ISS/Divulgação.Fonte: ESA/ISS/Divulgação.Fonte:  ESA/ISS 

Para ter um panorama abrangente do derretimento na neve na cordilheira alpina, os cientistas trabalharam em parceria com colegas da Holanda e da Finlândia, e investigaram a mudança na cobertura de neve e vegetação, usando imagens de alta resolução, feitas por satélites de sensoriamento remoto.

Analisando as fotos de 38 anos, os autores perceberam o fenômeno de “esverdeamento” causado pelo aquecimento global, intensificado na região por atividades humanas, como a queima de carvão.

O estudo chega então a uma conclusão paradoxal: no caso dos Alpes, mais “verde” não é uma coisa positiva. Isso porque “Montanhas mais verdes refletem menos luz solar”, explica Sabine Rumpf, principal autora do estudo. É um ciclo sem fim: aquecimento global causa esverdeamento, que derrete a neve, causando condições mais quentes, que levam a… mais esverdeamento. O problema é que tudo começa com a ação humana.

ARTIGO Science – DOI: 10.1126/science.abn6697.

Por Tecmundo

0Shares

Trajano Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *