Eles desenvolvem um método que permite transformar o deserto em terra fértil para plantações
Kristian Olesen é um cientista norueguês que projetou uma tecnologia que combina nanopartículas de argila e água, para transformá-las em um novo material que modifica o terreno do deserto em uma superfície ideal para a vegetação. O que significa a possibilidade de transformar um lugar inóspito em uma horta ou em uma plantação de alimentos .
Os desertos ganharam terreno devido à erosão do solo que vem aumentando nos últimos anos devido às mudanças climáticas.
O cientista norueguês fundou a empresa Desert Control, que serve como plataforma para introduzir a nanoargila líquida nas comunidades agrícolas. Liquid NanoClay, como seu nome comercial é, aumenta a capacidade do solo de reter líquidos.
A superfície parece fértil depois que a mistura entre a nanoargila e a areia fez seu trabalho . Quando isso acontece, as propriedades físicas do solo são modificadas, o que permitirá que a vegetação cresça. Então o agricultor terá que fazer seu trabalho louvável.
Os sistemas de irrigação tradicionais permitem que a nanoargila líquida espalhe seu efeito no solo. Estima-se que os flocos de argila individuais se aprofundem entre 30 e 60 centímetros.
A umidade que é alcançada na superfície apresenta-se como um cenário favorável para a produção de fungos. Estes, por sua vez, estimulam as plantas pela existência em superabundância de nutrientes.
Uma das vantagens de usar NanoClay Líquido é que leva apenas 7 horas para saturar o solo. Ao tentar regenerar uma superfície, espera-se que os elementos naturais gradualmente terminem sua função em 15 anos.
As primeiras experiências experimentais foram realizadas em países como China, Paquistão, Egito e Emirados Árabes Unidos . Neste último, os resultados foram impressionantes, já que o país importa noventa por cento do que consome.
Os testes citados mostraram uma redução de 50% no uso de água que é costume em qualquer tipo de cultura . Durante os experimentos foram semeadas sementes de abobrinha, milheto, melancia e outras.
Um dos desafios que a Desert Control enfrenta é apresentar o produto ao setor privado, já que o tratamento custa entre 2.000 e 9.000 dólares dependendo do tamanho do terreno.
Por isso, o agricultor comum pode não conseguir acessar o Liquid NanoClay nas primeiras ofertas, mas as interações comerciais estão sendo gerenciadas com as prefeituras que podem subsidiar o produto para o agricultor.
Este produto comercial pode ser a solução para os problemas causados pela desertificação e as demandas da população mundial em relação aos alimentos. Portanto, a aplicação de NanoArgila Líquida em projetos de reflorestamento em áreas degradadas e desertas pode reverter o efeito climático.