Eles encontram um beija-flor que se acreditava extinto nas montanhas colombianas, uma das 10 espécies de aves mais procuradas do mundo
O beija-flor Santa Marta verde-esmeralda foi oficialmente documentado pela segunda vez desde sua descoberta em 1946.
Depois de anos tentando encontrar uma das 10 espécies de aves mais procuradas do mundo , o beija-flor Santa Marta foi inesperadamente redescoberto nas profundezas das montanhas da Colômbia.
” É incrível ver as fotos e o vídeo do beija-flor Santa Marta “, disse John Mittermeier , diretor de divulgação de espécies ameaçadas da American Bird Conservancy, em um comunicado à imprensa. ” É como ver um fantasma .”
O beija-flor de Santa Marta perdido tem sido um ímã para os entusiastas de pássaros desesperados para fazer história confirmando sua existência.
Muitos voltaram para casa decepcionados, e alguns até foram atraídos por seu corpo verde-esmeralda indescritível e garganta azul brilhante, diz Natalia Ocampo-Peñuela, uma ornitóloga colombiana da Universidade da Califórnia, em Santa Cruz. Alguns observadores de pássaros tiraram fotos do que parecia ser o corpo do beija-flor, mas sem a cauda, elas foram inconclusivas.
“ Pode ter sido identificado erroneamente ou sua população ou habitat é tão pequeno que todos os observadores de pássaros que saíram na rua não o viram ”, diz Ocampo-Peñuela. « Ele estava escondido lá o tempo todo! «
A ave rara foi vista empoleirada em um galho cantando por Yurgen Vega, que estava estudando as aves endêmicas da área com o World Parrot Trust e duas organizações de pesquisa de conservação, SELVA e ProCAT Colombia. O avistamento improvável pode garantir sua sobrevivência, dizem os especialistas.
Pouco se sabe sobre a espécie misteriosa, exceto que geralmente vive em florestas neotropicais a uma altitude entre 1.200 e 1.800 metros e que pode migrar para charnecas frias durante a estação chuvosa em busca de plantas com flores.
No ano passado, o sabrewing foi incluído na lista Search for Lost Birds Top 10 Most Wanted Birds na esperança de salvá-lo.
As florestas de Sierra Nevada estão ameaçadas pela agricultura e o avistamento ocorreu em uma área desprotegida.
Grupos de defesa da conservação afirmam que conhecer os hábitos e o habitat do sabugueiro deve ajudar nos esforços de conservação.
As montanhas de Santa Marta abrigam pelo menos 22 espécies de aves endêmicas e são um paraíso para a biodiversidade em um país que abriga mais espécies por quilômetro quadrado do que em qualquer outro lugar do mundo.
A confirmação de que a região abriga outra espécie endêmica reforça o argumento de que o governo deve trabalhar com conservacionistas e comunidades locais para preservar a ave, diz Esteban Botero-Delgadillo, da SELVA.