Território Secreto

sua fonte de notícias especiais

Em Portland, seus moradores geram energia renovável apenas abrindo as torneiras de suas casas

Em Portland, seus moradores geram energia renovável apenas abrindo as torneiras de suas casas
0Shares

A LucidEnergy – uma empresa com sede em Portland que começou em 2007 – projetou uma maneira de usar a água potável da cidade para gerar eletricidade sem nenhum impacto ambiental negativo.

Desde 2015, a cidade de Portland fez parceria com a LucidEnergy para instalar turbinas geradoras de eletricidade em suas adutoras alimentadas por gravidade.

Os moradores de Portland nos EUA agora podem gerar energia renovável  apenas abrindo as torneiras de água, dando descarga nos banheiros ou tomando banho . A cidade de Oregon está usando um sistema para gerar energia verde com a ajuda da água que flui pelos canos da cidade. Pequenas turbinas instaladas dentro das tubulações são acionadas quando a água flui, enviando a energia para um gerador e esta para a rede elétrica.

Portland instalou 15m dos chamados “LucidPipes”, que geram uma média de 1.100 megawatts-hora de eletricidade por ano. Isso é energia renovável suficiente para abastecer cerca de 150 casas.

Essa ideia não é nova para nós. Há alguns anos falamos de um projeto muito parecido, em menor escala, mas que está intimamente relacionado a este. Estamos falando da  ES Pipe Waterwheel, uma mini-turbina capaz de acumular luz com as tubulações . Uma ideia do designer  Ryan Jongwoo Cho para fornecer luz às populações mais desfavorecidas que não têm acesso à eletricidade.

Portland gera energia renovável apenas abrindo as torneiras

A LucidEnergy também instalou oleodutos hidrelétricos em algumas outras cidades ao redor do mundo, incluindo Riverside, Califórnia, e Joanesburgo, África do Sul. Mas o que impede que a tecnologia do LucidPipe seja instalada em mais cidades?

Primeiro, a geografia ao redor de uma cidade determina a utilidade da energia hidrelétrica canalizada.

Portland obtém a maior parte de sua água da bacia hidrográfica de Bull Run, localizada nas montanhas acima da cidade. Isso significa que a gravidade faz o trabalho de puxar a água pelos canos e dispersá-la pela cidade.

É um resultado líquido positivo para a geração porque não requer eletricidade para bombear a água. Obviamente, esse não será o caso em todos os sistemas municipais de abastecimento de água.

Tubulação que gera energia verde

Substituir a infraestrutura existente pelo LucidPipe também custa dinheiro e requer coordenação entre as empresas de energia e água em uma determinada cidade. Mas também existem algumas vantagens financeiras que compensam isso. Embora o projeto hidrelétrico de Portland custe cerca de US$ 1,7 milhão, espera-se que produza US$ 2 milhões em energia limpa ao longo de seu contrato de 20 anos.

Já em Portland, uma de suas principais adutoras utiliza o sistema Lucid para gerar energia na forma de pequenas centrais hidrelétricas e, embora o sistema não consiga produzir energia suficiente para toda a cidade, as tubulações podem produzir energia suficiente para abastecer um prédio como uma escola ou uma biblioteca.

Ao contrário de outras formas de geração de energia renovável, como solar ou eólica, o sistema Lucid pode produzir energia a qualquer hora do dia , pois a água está sempre fluindo. A única desvantagem é que as turbinas só podem produzir energia onde a água flui naturalmente por gravidade. As tubulações da Lucid contêm sensores que podem monitorar a qualidade da água que flui pelas tubulações, portanto, além de ser uma tecnologia de geração de energia elétrica, pode ser uma valiosa fonte de informações.

Fonte: EcoInventos
0Shares

Trajano Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *