Projetada para priorizar a sustentabilidade e oferecer moradias de baixo custo para famílias carentes, as casas da empresa libanesa Lifehaus são totalmente autossuficientes, utilizam resíduos reciclados, de origem natural e são zero emissão de carbono.
A preferência fica para os materiais tradicionais da região, como argila, terra, pedras, cânhamo, cana ou feno. Madeira e bambu também costumam ser usados quando disponíveis.
Aumentam a lista os materiais reciclados, como pneus velhos para ajudar na sustentação das paredes principais e garrafas de vidro para as janelas.
Fundada pelo arquiteto libanês Nizar Haddad, a Lifehaus já é pioneira no Oriente Médio na área da habitação sustentável. A ideia para o projeto surgiu em 2014 com Haddad e a jornalista Nadine Mazloum, australiana especializada em meio ambiente.
Depois de muito estudo e projetos realizados, o resultado foi um protótipo de uma casa que permite gerar sua própria eletricidade e onde é possível cultivar seus próprios alimentos, com uma estufa de cultivo e painéis solares para a geração de energia renovável.