Empresa vende kits faça-você-mesmo de casas domo resistentes a desastres naturais
Você algum dia já imaginou construir sua casa com as próprias mãos? A empresa Faze Change Produx, que existe há quase 40 anos nos Estados Unidos, acaba de lançar uma série de kits faça-você-mesmo de casas em formato de domo. As casas são resistentes, funcionais, adaptáveis, usam recursos renováveis e ainda custam muito menos do que as residências tradicionais. Projetadas para serem construídas por qualquer pessoa, com ou sem experiência, seriam estas as casas do futuro?
Ainda pouco comuns no Brasil, as casas pré-fabricadas já são uma realidade há décadas nos Estados Unidos. Os kits são constituídos por materiais de construção já separados e pré-definidos prontos para montar a casa. A ideia é que os próprios moradores possam construir seu lar, e para isso as molduras e painéis triangulares pré-cortados já vêm parcialmente montados e possuem uma série de instruções detalhadas.
Batizadas de EconOdome, as casas em formato de domo precisam de fundação e piso, assim como na construção tradicional. O sistema de viga, desenvolvido pela empresa, no entanto, elimina a necessidade de andaimes e escadas. A cúpula é formada por 130 elementos triangulares que se conectam para formar um topo abobadado e as casas são feitas de madeira e poliolefina termoplástica – uma membrana de baixo custo e altamente durável.
A empresa já fabrica diversos modelos, mas mesmo assim as casas podem ser adaptáveis a diversos estilos de vida, já que elas oferecem muitas possibilidades de design personalizado. Este tipo de fundação é altamente resistente a intempéries, além de exigir baixa manutenção. As muitas janelas e clarabóias garantem um interior iluminado e diminuem a necessidade de energia elétrica.
E engana-se quem pensa que elas são pequenas! A empresa comercializa 6 tipos de kits de construção, sendo que oferecem casas de um, dois e até três andares. Os modelos ainda variam em cor, tamanho e até em funcionalidade, já que é possível comprar, peças resistentes a terremotos, tempestades e incêndios.
Fotos: divulgação
Fonte: Balaio do Bem