Território Secreto

sua fonte de notícias especiais

ENTENDA O QUE SÃO OS PARKLETS E QUAIS OS SEUS BENEFÍCIOS PARA A CIDADE

ENTENDA O QUE SÃO OS PARKLETS E QUAIS OS SEUS BENEFÍCIOS PARA A CIDADE
4Shares

Você já ficou curioso quando estava passando pela rua e avistou uma área de lazer onde deveria estar uma vaga de estacionamento? O nome dessa área, que é de uso público, é parklet. Os parklets estão cada vez mais comuns em várias cidades brasileiras e são uma tendência que tenta encaixar áreas de lazer na paisagem urbana.

os parklets
Imagem: camara.ms.gov.br

+ O QUE SÃO OS PARKLETS?

Os parklets consistem em uma extensão da calçada e, normalmente, são restritos ao tamanho máximo de duas vagas de estacionamento. Eles são feitos de material não permanente, ou seja, de modo que podem ser removidos do local. O objetivo dos parklets é ser uma área de lazer onde as pessoas podem sentar, ler, conversar, relaxar e mais, como uma pequena praça. Como é um espaço público, ele pode ser usado por qualquer pessoa.

A ideia inicial dos primeiros parklets surgiu em São Francisco, nos Estados Unidos. No Brasil, eles surgiram de forma tímida em São Paulo e se espalharam para outras cidades, como Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Para uma área densamente urbanizada, eles são como um refúgio, um lugar de lazer em meio ao cotidiano conturbado.

os parklets
Imagem: catracalivre.com.br

+ QUANTO CUSTA E QUAIS AS REGRAS PARA INSTALAR UM PARKLET?

Qualquer pessoa pode solicitar a instalação de um parklet. No entanto, é preciso apresentar um projeto técnico que obedeça às regras de acessibilidade e instalação, com registro de responsabilidade técnica do CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo) ou CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia). Em média, o máximo de tempo permitido para um parklet no Brasil é de 3 anos.

Instalar um parklet não é algo muito barato. Estima-se que o investimento total seja entre R$20.000,00 e R$60.000,00. O custo depende muito do tamanho (em média: 1 vaga – 2.20m x 5,50m ou 2 vagas – 2,20m x 11m) e do que será usado. As alternativas para mobiliário são várias e incluem bancos, mesas, plantas, lixeiras, pergolado, deck, bancadas, carregador de celular, equipamentos de ginástica, bicicletário e outros.

os parklets
Imagem: propelstudio.com

Há algumas regras, como não ocupar vagas de estacionamento para idosos, a velocidade da via, não obstruir faixa de pedestres, ciclovias e outros. Para quem pretende instalar, há um Manual Operacional para Implantar um Parklet em São Paulo disponível para download e um para Campinas. Também é possível encontrar informações em leis específicas, como o Decreto 15.895/2015 da Prefeitura de Belo Horizonte.

+ QUAIS OS BENEFÍCIOS DOS PARKLETS PARA A CIDADE?

Um dos benefícios gerados por parklets é que, ao tomar o espaço de vaga de estacionamento (o que não deixa muitas pessoas contentes), ele estimula o uso de alternativas sustentáveis de mobilidade urbana. Além disso, ele tornar o ambiente mais agradável e mais convidativo para passeios a pé, de bicicleta e outros meios.

os parklets
Imagem: razoesparaacreditar.com

Porém, é preciso ter educação e usar conscientemente. Uma das grandes críticas aos parklets é que eles são usados para algazarras no período noturno, o que perturba os moradores. Além disso, é preciso cuidar bem do espaço, como evitar deixar sujeira ou não destruir o mobiliário. Como é uma ideia relativamente nova, as regras para uso desses espaços ainda estão em fase de aperfeiçoamento.

Além de mudar o cenário urbano e funcionar como área de lazer, os parklets, quando alocados nas proximidades de restaurantes ou bares, tendem a aumentar as vendas. Esse é um fato que contribui para que seja cada vez mais fácil encontrar um parklet pela cidade. Assim, com vários benefícios, a ideia dos parklets agrada um número cada vez maior de pessoas e é uma interferência benéfica na paisagem urbana.

Referências: People Powered MovementZoomParklets Brasil; Prefeitura de São PauloPrefeitura de Belo Horizonte. Blog da Arquitetura

4Shares

Trajano Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *