Espécie de javali gravemente ameaçada de extinção ganha 2 novos filhotes
Zoológico na região da Cornualha anunciou e comemorou o nascimento de dois Javalis “verrugosos” das Visayas, espécie que conta com cerca de 200 indivíduos restantes
Uma espécie gravemente ameaçada de extinção teve ótima notícia nos últimos dias. O zoológico de Newquay, na região britânica da Cornualha, anunciou o nascimento de dois Javalis “verrugosos” das Visayas (Sus cebifrons), como parte de um programa de reprodução assistida conduzido pelo local.
Os javalis nasceram no dia 16 de abril, menos de um ano depois que a mãe deu à luz a outros dois filhotes. Eles contam com os três pares de “verrugas” carnudas e distintivas da espécie, cuja função, especula-se, é de auxiliar na defesa contra grupos rivais de javalis.
A notícia foi comemorada porque estima-se que, nas Filipinas, região onde essa espécie é endêmica, restem apenas 200 animais, segundo a BBC News, que repercutiu a novidade. As Visayas são um grupo de ilhas que compõem o arquipélago filipino, e onde a destruição do habitat natural dos javalis e a caça desenfreada colaboraram para quase extinguir a espécie.
Dave Rich, líder da equipe de tratadores do Zoológico de Newquay, celebrou o nascimento que ajuda a manter viva essa espécie: “Estamos muito satisfeitos em dar as boas-vindas a esses recém-chegados e continuar ajudando a aumentar a população de javalis verrugosos das Visayas”, disse.