Território Secreto

sua fonte de notícias especiais

Espécie de jiboia nativa da Mata Atlântica é descoberta por pesquisadores brasileiros

Espécie de jiboia nativa da Mata Atlântica é descoberta por pesquisadores brasileiros
0Shares

Uma nova espécie de jiboia nativa da Mata Atlântica brasileira foi descoberta por pesquisadores do Instituto Butantan, de São Paulo, e do Museu de História Natural do Ceará Professor Dias da Rocha (MHNCE), da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

A jiboia-atlântica, cujo nome científico é Boa atlântica, era classificada erroneamente como uma jiboia comum (Boa constrictor). O atual estudo, no entanto, revelou características morfológicas e genéticas distintas e ainda evidenciou que ela é endêmica da Mata Atlântica e ocorre entre os estados do Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte.

O pesquisador Rodrigo Castellari Gonzalez, do MHNCE, visitou mais de 50 museus em quatro países e analisou mais de mil espécimes de jiboias, o que levou à suspeita da existência de uma nova espécie. Ele observou um padrão de coloração único e uma distribuição geográfica específica nas jiboias da Mata Atlântica.

Paralelamente, Lorena Bezerra, do Instituto Butantan, investigou o aspecto genético do réptil em seu próprio doutorado e corroborou as descobertas morfológicas apontadas pelo colega.

A jiboia-atlântica pode chegar a dois metros de comprimento e não tem veneno, assim como as outras jiboias. Essa categoria de serpente não peçonhenta se defende através da constrição, ou seja, mata suas presas por asfixia.

0Shares

Trajano Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *