Autossuficiente em energia, projeto tem sistema de captação e tratamento de água e central automatizada que se adapta à rotina dos moradores
Uma casa pré-fabricada, que gera sua própria energia e flutua em águas de lagos ou represas. Gosta da ideia? O projeto foi desenvolvido por uma empresa brasileira, a SysHaus. Trata-se de uma residência de 3,2 metros de largura e 12 metros de comprimento, localizada em cima de um catamarã que pode ser ancorado ou então se movimentar a uma velocidade de quatro nós.
Modernas, ecologicamente corretas e adaptáveis, as casas pré-fabricadas produzidas pela SysHaus, empresa baseada em São Paulo, têm diferentes tamanhos. A produção é automatizada se segue padrões de sustentabilidade, rastreabilidade e mínimo desperdício de materiais e recursos. As casas podem ficar prontas em até dois dias e podem ser entregues com móveis e equipamentos.
Casa Flutuante
A casa flutuante foi projetada para uso autônomo e foi entregue por um caminhão, antes de ser instalada sobre o catamarã. Com painéis solares no teto, a casa gera toda a energia que consome. A água usada é tratada, usando um filtro de três fases de um sistema biodigestor, e retorna ao meio ambiente limpa. A água da chuva é coletada, tratada e aproveitada.
Para reduzir o consumo de energia, o projeto tem aberturas que podem ser acionadas para aproveitamento da ventilação natural e dispersão de calor. As lâmpadas e outros eletrônicos são conectados a um sistema inteligente central, que pode ser programado para se adaptar às rotinas dos moradores para evitar qualquer desperdício de eletricidade.
Fonte: CicloVivo