Essas misteriosas “pedras vivas” respiram, crescem e se reproduzem. Um Patrimônio Mundial da Unesco
À primeira vista parecem pedras normais, mas na realidade os ‘trovantes’ da Romênia são pedras vivas porque crescem e mudam de forma. Elas são encontradas no vale Costeti, na Romênia e segundo especialistas sua origem remonta a 6 milhões de anos atrás, quando eram simples pedrinhas.
O que são Trovantes?
O Trovant é uma pedra feita de areia cimentada. Durante chuvas fortes, a pedra recolhe minerais da chuva que, misturando-se com outras substâncias no Trovant, criam pressão dentro dele. Essa pressão então transforma as pedras. eles se expandem e mudam de forma.
As enigmáticas pedras vivas que hoje são uma atração turística podem crescer de alguns milímetros até 10 metros. O nome Trovants é um termo geológico romeno que significa simplesmente ‘areia cimentada’ e foi introduzido pelo naturalista romeno Gh. M. Murgoci.
Hoje eles são um Patrimônio Mundial da UNESCO e até um museu é dedicado a eles, o Museu Trovant. Alguns pesquisadores garantem que as pedras podem “se reproduzir e até respirar”, embora esclareçam que esses processos ocorrem em escala microscópica.