Território Secreto

sua fonte de notícias especiais

Essas misteriosas “pedras vivas” respiram, crescem e se reproduzem. Um Patrimônio Mundial da Unesco

Essas misteriosas “pedras vivas” respiram, crescem e se reproduzem. Um Patrimônio Mundial da Unesco
0Shares

À primeira vista parecem pedras normais, mas na realidade os ‘trovantes’ da Romênia são pedras vivas porque crescem e mudam de forma. Elas são encontradas no vale Costeti, na Romênia e segundo especialistas sua origem remonta a 6 milhões de anos atrás, quando eram simples pedrinhas.

O que são Trovantes?

O Trovant é uma pedra feita de areia cimentada. Durante chuvas fortes, a pedra recolhe minerais da chuva que, misturando-se com outras substâncias no Trovant, criam pressão dentro dele. Essa pressão então transforma as pedras. eles se expandem e mudam de forma.

As enigmáticas pedras vivas que hoje são uma atração turística podem crescer de alguns milímetros até 10 metros. O nome Trovants é um termo geológico romeno que significa simplesmente ‘areia cimentada’ e foi introduzido pelo naturalista romeno Gh. M. Murgoci.

Hoje eles são um Patrimônio Mundial da UNESCO e até um museu é dedicado a eles, o Museu Trovant. Alguns pesquisadores garantem que as pedras podem “se reproduzir e até respirar”, embora esclareçam que esses processos ocorrem em escala microscópica.

pedras vivas

@Mihaela-Iuliana Stancu/Shutterstock

Outra característica é a capacidade de “mover” uma média de 2,5 mm a cada duas semanas. Isso se deve ao aumento da massa de um lado, o que faria com que a pedra se inclinasse para frente. Características que tornam essas pedras verdadeiramente únicas. Por esse motivo existem inúmeras teorias sobre sua origem, parte da comunidade científica acredita que poderiam ser produto de terremotos antigos, o que explicaria sua estranheza. O atributo mais imaginativo é a origem extraterrestre: as pedras teriam chegado após uma chuva de meteoros.

pedras vivas

@Cristian Zamfir/Shutterstock

pedras vivas

@Cristian Zamfir/Shutterstock

O debate já dura algum tempo. Os habitantes do condado de Costești olham para os Trovants com admiração e até medo. Muitos optam por manter essas pedras em seus jardins, pensando que trazem boa sorte. Os donos das pedras as regam regularmente, acreditando que a falta de água pode irritá-los. São pedras, portanto, ligadas ao folclore e sobre as quais também giram lendas.

Um deles diz que os Trovantes são o peso das nuvens. As nuvens queriam viajar com leveza de um lugar para outro e, por isso, decidiram deixar cair seu peso sobre a terra.
Diferentes tipos de Trovants podem ser encontrados em muitos lugares ao redor do planeta, mas as formas dos Trovants romenos são especiais. Muitos têm o sinal do infinito e se referem simbolicamente ao fato de que nada é estático, mas que sempre temos a possibilidade de continuar nossa caminhada rumo à felicidade.

0Shares

Trajano Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *