Estudante ucraniano cria sistema para transformar folhas caídas de árvores em papel e assim evitar que sejam derrubadas
Anos atrás, Valentyn Frechka, então estudante do ensino médio e membro da Academia de Ciências da Juventude Ucraniana, estava andando na floresta com seu avô quando teve uma ideia: se o papel é feito de árvores, e as folhas vêm de árvores e elas têm alto teor de celulose, por que as folhas não podem ser transformadas em papel?
Ele começou a experimentar essa ideia no laboratório de sua escola e passou a apresentar sua pesquisa em competições estudantis na Ucrânia, Tunísia, Quênia, Sérvia, Coréia do Sul e Estados Unidos. Ele também representou a Ucrânia na Copa do Mundo de Startups Universitárias em 2019.
Depois de trabalhar na tecnologia por um ano e meio e conduzir três pilotos industriais, em março de 2019 Valentyn recebeu uma patente ucraniana para sua tecnologia de reciclagem de folhas.
Em 2020 fundou a empresa RE-Leaf PAPER em parceria com Andriy Vartsaba. Eles chegaram a um acordo com Kyivzelenbud para o fornecimento de folhas caídas de Kyiv e em outubro produziram sua primeira 1,5 tonelada de papel industrial reciclado.
Possui densidade de 90 e 100 g/m2, espessura de 0,2 mm e resistência à perfuração de 285 kPa. O papel será usado para fazer amostras de sacos de papel, utensílios e papelão.
Seu objetivo agora é atrair investimentos para construir uma planta industrial com capacidade de processamento de 20 mil toneladas de folhas caídas por ano.
Mais informações: www.re-leaf-paper.com