Território Secreto

sua fonte de notícias especiais

Faça sua própria bicicleta de compensado usando planos e instruções gratuitas online

Faça sua própria bicicleta de compensado usando planos e instruções gratuitas online
0Shares

A ‘openbike’ de contraplacado da Arquimaña pode ser descarregada e construída por qualquer pessoa.

O estúdio espanhol Arquimaña quer reduzir as emissões de carbono nas cidades e aproximar a tecnologia das pessoas, por isso projetou uma bicicleta de madeira que pode ser baixada e fabricada por qualquer pessoa no mundo .

Openbike é um manifesto sobre planejamento urbano sustentável, transporte urbano, manufatura distribuída, conhecimento compartilhado, comunidade e uso responsável de recursos, que se materializa no projeto de transporte urbano não poluente, a bicicleta, que pode ser fabricada pelo próprio usuário dentro de cidade onde será utilizado.

Raquel Ares e Iñaki Albistur, arquitetos.

Não transportamos materiais mas sim informação.

A Arquimaña desenha protótipos de openbike desde 2017. Esta versão final destina-se a ser utilizada por qualquer pessoa, independentemente da idade, incorpora racks de armazenamento para o transporte de mercadorias e utiliza uma construção simples com materiais amplamente disponíveis.

Para fabricar a bicicleta, os usuários podem baixar os arquivos de construção de seu site, depois levar os desenhos para a loja de fabricação digital local (fablab) e o CNC cortar o corpo da bicicleta de madeira compensada disponível localmente e usar a impressão 3D para coisas como a sela, cubo dianteiro , e garras. Essas peças também podem ser recicladas de bicicletas antigas.

Os arquivos de construção do openbike são licenciados sob uma licença Creative Commons 4.0, que permite que os projetos sejam aprimorados, modificados, refeitos e compartilhados novamente por qualquer pessoa ao redor do mundo. Com base nestes princípios de design aberto, a Arquimaña incentiva o desenvolvimento e o design com base no uso de recursos locais, mas com técnicas e ferramentas globais adaptadas às características de um lugar específico.

Mais informações e download dos arquivos de fabricação: Arquimaña

0Shares

Trajano Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *