Família planta 6.000 árvores e cuida delas por 17 anos para ajudar borboletas
Com 6.000 árvores plantadas, uma terra árida foi transformada em um santuário da natureza.
Na Índia, na área da Aarey Milk Colony, um núcleo familiar formado por cinco membros tem se dedicado a trabalhar a terra para que a espécie possa ter seu espaço.
O santuário abriga cerca de 86 espécies de árvores Aarey e incorporou naturalmente várias espécies de borboletas nos últimos 17 anos . Para os pesquisadores, o espaço natural é de grande consideração ecológica.
A família de Sandeep Athalye plantou aproximadamente 6.000 mudas que cultivam até a maturidade. Esta herança ecológica é mantida pela família apesar da morte de seu antecessor Vinay Athalye em 2015.
“Tudo começou com meu pai no ano de 2000. Ele começou a plantar árvores com o apoio de um clube de caminhada. As pessoas se juntaram ao grupo e o ajudaram. Meu pai me disse que a natureza tem sua beleza incrível e nos presenteia com muitos presentes. É nosso dever retribuir o favor ”, menciona Sandeep emocionado.
O pai da família lembra com carinho quando tudo começou. Seu pai plantou 100 árvores jovens que foram colocadas de forma inteligente para que fossem cuidadas pelos caminhantes da área.
A referência de Sandeep à família está ligada à conservação deste santuário.” As árvores precisam ser cuidadas pelo menos nos primeiros três a quatro anos. É assim que você cuida de seus filhos também, não é?” menciona o semeador.
Malhar é filho de Sandeep, que apesar da pouca idade já iniciou a herança da família e adora estar rodeado de borboletas. “O jardim tem 70 espécies de plantas de néctar, incluindo espiga jamaicana, limão, jatropha, pentas, exoras e muitas outras espécies. São principalmente plantas que atraem borboletas e ajudam em seu ciclo de vida ”, acrescenta Athalye enquanto observa sua pequena brincar com uma amiga borboleta colorida no meio das árvores.
Infelizmente, o santuário não foi reconhecido pelas autoridades locais. Já que existem projetos ligados à construção de um metrô e diversas construções.
Um morador da área mencionou: “As mudas plantadas há 17 anos deram frutos hoje e a área abriga um dos maiores locais de biodiversidade em Aarey . .. A área é uma floresta graças à família Athalyes.”
Outro cidadão reconhecendo o papel da família disse: “Precisamos de mais pessoas como eles para proteger os últimos pulmões verdes da cidade” . Embora as autoridades não reconheçam o trabalho realizado por esta família, as pessoas interessadas em cuidar da espécie reconhecem.
“Inicialmente, compramos nossas próprias mudas e as plantamos, mas depois de um tempo começamos a receber doações e mudas de diferentes grupos que se juntavam a nós nos finais de semana . ”
“A biodiversidade de Aarey é única. A próxima geração deve perceber seu valor e por que é necessário dobrar o número de plantações para cada projeto. O desenvolvimento não pode ser feito à custa do meio ambiente” , salientou Sandeep Athalye.