Território Secreto

sua fonte de notícias especiais

Fazenda na Croácia oferece “hotel” para abelhas

Fazenda na Croácia oferece “hotel” para abelhas
0Shares
Foto: Reprodução / Redes Sociais

Você já pensou em ter uma colmeia de abelhas, mas acha que não teria espaço ou tempo para isso? Na Croácia, uma família abriu um “hotel para abelhas” que oferece o aluguel de colmeias para clientes que desejam criar abelhas, mas não têm condições de cuidar dos polinizadores. Desta forma, suas abelhas podem produzir tranquilamente, sendo bem cuidadas pela família de agricultores.

O empreendimento busca atender à crescente curiosidade entre os consumidores de mel, que gostam de saber como o produto é feito, e chega em um momento em que a apicultura está sofrendo com uma queda global nas populações de abelhas.

Domagoj Balja, o apicultor por trás do projeto, disse à Reuters que quando ia a feiras agrícolas as pessoas costumavam perguntar para ele se o mel que vendia era de fato produzido em casa. “Como apicultores experientes, ficamos um pouco chateados, até mesmo ofendidos. Então, minha esposa e eu tivemos a ideia de deixar as pessoas aprenderem como funciona, tendo suas próprias colmeias”, contou.

A família, da cidade de Garesnica, no nordeste da Croácia, oferece às pessoas que desejam ter seu próprio mel caseiro um contrato de três anos no valor de 2,5 mil kuna (cerca de US $ 390).

“Eles podem obter uma colmeia de nós, da qual cuidamos para eles. Durante esses três anos, metade da produção de mel é deles. Nós coletamos o mel da colmeia em conjunto. Em tempos bons, uma colmeia pode produzir cerca de 30 quilos de mel por ano. Este aspecto do nosso trabalho não é realmente sobre acumular lucros, mas sobre ensinar as pessoas sobre a criação de abelhas”, disse Balja.

Atualmente 25 clientes possuem abelhas na fazenda. Embora a maioria venha de cidades croatas, alguns vêm de outros lugares, incluindo um piloto de Dubai e um técnico de futebol da Arábia Saudita. Vitais para a fertilização de plantas no mundo todo, as abelhas são ameaçadas por atividades humanas como o uso de pesticidas e fertilizantes e também pelas mudanças climáticas.

Fonte: Um Só Planeta

0Shares

Trajano Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *